Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Barcelos City Race

15 Mar 2016


Barcelos recebeu no passado domingo a 1ª etapa do circuito de orientação urbana “Portugal City Race” e o dia primaveril esteve a condizer com o intensa manhã de orientação que se viveu a partir do Parque Municipal de Barcelos, onde é de salientar a grande adesão à atividade com perto de 400 participantes. A prova, uma organização dos Amigos da Montanha, contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Federação Portuguesa de Orientação.

Às 9h30, a animação já era muita ao ritmo do zumba, numa aula com o apoio do Barcelos Saudável. O ritmo serviria de aquecimento para os participantes mas também convidou todos os que deslocaram ao parque a começar o dia com muita energia.
Para além da aula de zumba e da prova oficial de competição em orientação, as propostas dos Amigos da Montanha para esta manhã foram diversas, levando os participantes a desfrutarem do prazer de correr ou caminhar na cidade de Barcelos.
Duas das propostas foram uma caminhada turística de orientação e uma atividade de iniciação, especialmente vocacionada para crianças, mas também para famílias e para aqueles muito iniciados que pretendem apenas experimentar orientação.
A completar o leque de atividades, Barcelos recebeu pela primeira vez uma prova de orientação adaptada, tendo participado 56 atletas com deficiência intelectual. A aposta foi ganha e a satisfação de todos na participação e na promoção desta vertente da orientação foi evidente no final da atividade. A vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos salientou a importância desta atividade com ”forte componente de inclusão social” e neste domingo viveu-se uma manhã onde o desporto foi de facto para todos.
Com partida e chegada no parque da cidade, os participantes do City Race, percorriam as ruas da cidade, procurando os pontos de controlo que, na sua maioria, estavam localizados nos espaços de recreio das escolas: Alcaides de Faria, Gonçalo Nunes e Secundária de Barcelos. A atividade foi, desta forma, designada de Circuito das Escolas. As provas de orientação adaptada e infantil decorreram no interior do parque da cidade.
Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha enalteceu a prática do desporto pelo desporto, aqui bem presente, evidenciando o crescimento da modalidade no seio dos Amigos da Montanha fruto do trabalho feito pela equipa de orientação e por todos os colaboradores, agradecendo, também, à autarquia e às escolas todo o apoio para que fosse possível realizar esta atividade na cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, evidenciou o facto de estarem presentes muitos jovens nesta jornada de orientação, felicitando a associação de Barcelinhos por, uma vez mais, ter trazido muitos participantes até Barcelos e promoverem o desporto para os barcelenses. Este é um importante “incentivo aos cidadãos para praticarem este tipo de desporto” referiu, salientando, ainda, a importância que a prática desportiva tem para a nossa sociedade.
Em termos competitivos, o espanhol Maikel Rodrigues (ARAMON) venceu o escalão de seniores masculinos, cumprindo os 7 300 metros do seu percurso (pela opção mais curta) em 40:16. Vitor Barreiro (Individual) gastou mais 30 segundos que o vencedor e alcançou a segunda posição, enquanto o terceiro lugar coube a Carlos Viana (.Com) com o tempo de 42:17. No setor feminino, Joana Fernandes (.Com) estreou-se no Portugal City Race 2016 da melhor maneira, com uma vitória em 41:17 para 7.400 metros de prova. Carolina Delgado (GD4Caminhos) e Tânia Covas Costa (.Com) ocuparam as posições imediatas, com mais 50 segundos e 2:18, respetivamente, que a vencedora.
Nos restantes escalões, vitórias de Tomás Lima (COC) e Margarida Miranda (GD4C) em Juvenis, João Magalhães (.Com) e Helena Lima (COC) em Juniores, António Amador (Oriestarreja) e Paula Serra Campos (.COM) em Veteranos I, José Fernandes (.COM) e Rosa Maria Pernas (USC) em Veteranos II e Costa Leite (Montepio Geral) em Veteranos III. João Lencastre (ESCAmarante) foi o vencedor do escalão de Formação, enquanto nos escalões abertos a vitória sorriu a Helder + Mónica (Individual) em Curto, Manuel + Miguel Ângelo (Individuais) em Médio e António Coelho (Trail me) em Longo.
Domingos Oliveira e Liliana Silva do Clube de Gaia foram os vencedores da 1ª etapa da Taça de Portugal de Orientação adaptada, conseguindo dez respostas corretas, com os tempos de 09:36 e 13:56 respetivamente.
O Portugal City Race 2016, que teve estreia em Barcelos, percorre nove cidades do norte e centro do país. A próxima etapa do circuito realizar-se-á em Braga, no próximo dia 3 de Abril.

Fotos Barcelos City Race
© Copyright2017 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar