Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Carlos Sá brilha uma vez mais em Espanha, com novo recorde em Penedos do Lobo

21 Set 2010

Carlos Sá venceu de forma brilhante a maratona de montanha de Penedos do Lobo em Manzaneda (Galiza) em 3h20m21s, retirando quase 7 minutos ao anterior recorde da prova detido pelo prestigiado atleta espanhol Aurelio Olivar Roldan.

Carlos Sá venceu no passado Domingo, dia 19 de Setembro, a maratona de montanha Penedos do Lobo, 3ª etapa do prestigiado Circuito de Maratonas de Montanha (Circuito Alpino), e superou os 42,195km da prova com 3133 metros de desnível acumulado, em apenas 3h20m21s, contra o anterior recorde de 3h27m03s. Carlos Sá partiu para a prova sem qualquer expectativa uma vez que esteve 10 dias sem treinar após a extraordinária vitória no Grande Raid des Pyrénées (frutos das enormes mazelas que os seus pés sofreram), há apenas 3 semanas, sabendo por isso que não estava na sua melhor forma física.

Com uma partida extremamente rápida, e liderada de imediato pelo atleta espanhol Fernando Arca Casal, o atleta de Barcelos que representa os Amigos da Montanha não deixou nunca de estar no seu encalço tendo passado à meia maratona a pouco mais de um minuto do seu rival, demonstrando já sinais da falta de tempo de recuperação dos 160 km realizados nos Pirenéus Franceses (Grande Raid des Pyrénées). Contudo, a sua elevada capacidade de resistência, sofrimento e força mental, acabou por levá-lo a iniciar uma fulgurante segunda metade da prova, alcançando Fernando Arca Casal pouco depois. Com cerca de 8 km a correrem quase lado a lado, acaba por impor o ataque final por volta dos 35 km, no terreno que lhe é mais favorável, uma dura subida de quase 5 km rumo à vitória marcada pelo recorde, e com mais de 3 minutos de vantagem sobre o atleta espanhol.

Após o 2º lugar no Maratón Alpino Madrileño, Carlos Sá com este resultado, torna-se o mais sério candidato à vitória final do Circuito Alpino, quando resta apenas a etapa final, o Maratón Alpino de Jarapalos em Málaga, a 13 de Novembro.

Nesta prova participaram mais dois atletas dos Amigos da Montanha, com a excelente 6ª posição de Paulo Gonçalves - 3 semanas depois do 26º lugar entre mais de 2000 participantes em França nos 98km do CCC -, e do não menos excelente 39º de Carlos Peixoto, que também realizou a mesma prova francesa, e que, após uma época de sucessivas lesões, acabou por vê-las agravadas…
Paralelamente realizou-se o Coss, com 24 km de extensão, que contou com a participação também de um atleta dos Amigos da Montanha, Fernando Pereira, que terminou a prova num excelente 13º lugar.

Os excelentes resultados alcançados por Carlos Sá nas últimas provas fazem já eco na imprensa. A revista Visão dedicou-lhe na última edição um artigo que nos mostra o esforço e a dedicação deste maratonista à modalidade que pratica.






© Copyright2017 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar