Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Fotos e Vídeos
Faz-te Sócio
Download Plano de Atividades 2017
Inscrições nas actividades
01 de abril
Workshop Navegação GPS: Nível I
2 de abril
BMcar Meia Maratona de Barcelos
8 de abril
Caminhada Moinhos de Picón e Folón
13 e 14 de maio
Rios Douro e Sabor - Kayak & Wine Weekend
6 e 7 de maio
Open Weekend
15/17/20/21/27/28 maio
Curso de Iniciação ao Montanhismo

Assembleia Geral

10 Mar 2017

CONVOCATÓRIA


Nos termos do artigo 7.º dos estatutos da Associação Amigos da Montanha, ficam convocados todos os associados para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar no dia 30 de março de 2017, pelas 21.00 horas, na sede desta Associação, sita na Rua Custódio José Gomes Vilas Boas, 57, Barcelinhos, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Análise, discussão e votação do relatório de gestão e contas do exercício do ano económico de 2016 e orçamento para 2017;

2. Análise, discussão e votação de propostas para sócios beneméritos e/ou honorários;

3. Análise e discussão de outros assuntos de interesse para a Associação.


Na falta de associados para quórum na hora indicada, a Assembleia funcionará 30 minutos depois com os associados presentes.


Barcelinhos, 10 de março de 2017

O Presidente da Assembleia Geral,

António José Soares Faria



Está disponível para consulta, na área reservada deste site para sócios efetivos, o Relatório de Atividades, Gestão e Contas do Exercício do ano económico de 2016.

Olá Primavera!

21 Mar 2017

Apesar de só começar na segunda-feira, dia 20, em Barcelos, a Primavera não poderia ter sentido as boas-vidas da melhor forma no último sábado. Milhares de pessoas passaram pelo espaço “Olá Primavera” colocado no centro da cidade pelos Amigos da Montanha e que se apresentou como um verdadeiro jardim dinâmico no centro histórico de Barcelos, pleno de animação em todas as horas do dia.
Entre exposições, distribuição de plantas aromáticas, workshops, showcooking e ações de degustação, bem como uma área infantil, as propostas foram atrativas e diversificadas num espaço dedicado ao ambiente. Neste jardim florido foi ainda colocado um mini auditório no qual foram transmitidos, durante o dia, documentários sobre temáticas ambientais atuais. Esta é uma ação de sensibilização ambiental organizada pelos Amigos da Montanha em que, uma vez mais, se pretendeu chamar a atenção para os problemas ambientais, formando e sensibilizando para a gestão racional dos recursos e para o respeito pelo meio ambiente. O objetivo é levar esta mensagem de uma forma direta através de uma ação de rua, em contacto direto com a população. A divulgação científica e a sensibilização para a proteção e conservação do planeta foram uma constante no “Olá Primavera”. Cada um dos espaços foi acompanhado por cartazes explicativos que permitiam aos visitantes aprofundar alguns conceitos e temáticas ambientais, tendo por base o novo projeto ambiental dos Amigos da Montanha, o “BiodiverCidade”, um programa constituído por um conjunto de atividades centradas na educação e sensibilização ambiental e no aumento da biodiversidade, atuando na comunidade e no terreno.

O programa do Olá Primavera contou com a parceria de várias entidades que dinamizaram as diferentes espaços. O Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos promoveu o workshop “Hortas Verticais”, a Biocelos distribuiu chás e águas aromatizadas e promoveu um ShowCooking. Os Viveiros Serafins, que idealizaram este "jardim", tiveram a responsabilidade do workshop Varandas Floridas. No Olá Primavera não faltou um espaço infantil onde os mais pequenos se deliciaram entre pinturas, construção de máscaras e um “cozinhar” de comida para pássaros. Em nome da Global Association for Life, através do projeto Loving the Planet, o Presidente da Direção, Eduardo Rêgo, conhecido locutor do programa BBC Vida Selvagem, apresentou o tema “Há um coração verde que nos liga” onde o ponto principal passou pelo projeto em desenvolvimento de novas tecnologias para reforçar a vigilância e capacidade de intervenção no combate aos fogos. A ideia passa por mudar o paradigma da organização florestal, com uma nova forma de encarar a calamidade dos incêndios.
A sensibilização para a proteção da florestal ficou a cargo da Associação Florestal do Cávado.
Em várias horas do dia, no espaço Olá Primavera e nas ruas do Centro Histórico foram ainda distribuídas plantas aromáticas, convidando a população a cuidar destas plantas no sentido de promover a horticultura familiar.

No “Olá Primavera” circularam pela primeira vez as bicicletas BicAM. As “Bicicletas dos Amigos” vão estar disponíveis no Albergue de Peregrinos da Associação, situado em Barcelinhos, precisamente para dar a conhecer a cidade. As bicicletas cedidas pela BikeSeven Barcelos e Onda são também uma forma ambiental de reutilização. Estaão disponíveis, de forma gratuita, para os peregrinos que pernoitem no Albergue dos Amigos da Montanha e que assim poderão deslocar-se facilmente até ao centro histórico de Barcelos.

BMcar Meia Maratona de Barcelos

21 Mar 2017
A quarta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos foi apresentada na última sexta-feira, 17 de março, na sede dos Amigos da Montanha, em Barcelinhos.
A prova organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos vai para as ruas de Barcelos a 2 de abril e tem como embaixadora Dulce Félix. A atleta olímpica frisou na última sexta-feira o orgulho de estar como madrinha da prova numa organização onde “já se sente parte da casa”. Relativamente à competição não será possível competir ao mais alto nível por motivos de lesão mas faz questão de participar. Há dois anos esteve a correr no Torneio Ibérico em Espanha no dia anterior e “recordo-me que de manhã cedo apanhei um avião para vir correr aqui em ritmo de treino”.

Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha, agradeceu a presença dos grandes nomes do atletismo e desporto nacional que responderam ao convite para estarem nesta apresentação e à Câmara Municipal de Barcelos e BMcar pelo apoio, esperando que a prova vá ao encontro das expectativas já que toda a organização está a ser preparada nesse sentido.
Em representação da BMcar, Raquel Campos agradeceu o trabalho realizado pelos Amigos da Montanha, sendo muito importante para a empresa a ligação a estas iniciativas desportivas.
José Regalo, antigo atleta e representante da Federação Portuguesa de Atletismo também deixou elogios à prova e aos Amigos da Montanha, “um projeto consolidado que não se limita à organização mas promove também a formação”, congratulando-se por isso, como representante da Federação.
António Pinto, o ainda recordista nacional da Meia Maratona e recordista nacional e da Europa da Maratona, também esteve presente e vai estar em Barcelos no dia 2 de abril com a promessa de o poder fazer também a correr.
Doroteia Peixoto, atleta dos Amigos da Montanha, foi vencedora da edição de 2016 e vai tentar correr “para nova vitória, até porque correr em Barcelos tem outro sabor”. Ricardo Ribas, vencedor em 2016, referiu que nesta sala se sente com uma “responsabilidade muito grande, primeiro com a presença do ídolo de sempre António Pinto, segundo porque tem a esposa, Dulce Félix, como madrinha da prova” e porque esta Associação “lhe deu a oportunidade de treinar dois campeões: Doroteia Peixoto e Augusto Costa”. O atleta do Sport Lisboa e Benfica notou a sua paixão pelo atletismo e assumiu os próximos compromissos. Augusto Costa vai tentar bater o recorde nacional do seu escalão na Maratona e Doroteia Peixoto vai tentar ganhar um lugar do Campeonato do Mundo na Maratona, em Londres. “Nós os três somos uma equipa muito forte, unida, mas com os Amigos da Montanha que nos apoia e, por isso, no dia 2 de abril tinha de estar cá”, referiu Ricardo Ribas.

Vítor Almeida, diretor técnico da prova, falou do novo percurso que este ano se correrá na distância dos 21 km. Nas três primeiras edições esta distância registava duas voltas ao percurso. Naturalmente, esta situação trará mais alterações na cidade, nomeadamente ao nível do trânsito pelo que será fundamental a compreensão e colaboração de todos num evento importante para a cidade. O objetivo é continuar a oferecer uma prova de qualidade na BMcar Meia Maratona de Barcelos que será constituída por três distâncias: 21, 10 e 8 km, respetivamente meia maratona, mini maratona e caminhada, esta sem cariz competitivo. A prova dos 21km apresenta um novo percurso. As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com e têm a oferta de uma camisola de atletismo. Haverá, também, medalha de finisher para todos os que, nas duas distâncias de competição, passarem a linha de meta situada na Av. da Liberdade. Nesta edição, de destacar a presença do atleta brasileiro Paulo Paula, 8.º e 15.º classificado nos Jogos Olímpicos, respetivamente em 2012 (Londres) e 2016(Rio de Janeiro), bem como de outros nomes da atualidade do atletismo.

Em representação da Câmara Municipal de Barcelos, Hélder Tomé, revelou que no dia 2 de abril vai correr em Barcelos a distância da mini maratona e desafiou também o presidente da direção, Américo Alves, a acompanhá-lo. Desafio aceite, os dois irão correr os 10km pelas ruas de Barcelos e tal como Dulce Félix, “em ritmo de treino”, salientou. Esta é uma prova importante para o Concelho, onde se funde o desporto e o lazer, e onde “se projeta a imagem da cidade de Barcelos”. Mas é também uma grande responsabilidade da organização para que ano após anos se vá mantendo a qualidade da prova e acompanhando as expectativas dos atletas. “Esta prova é também um sinal da dinâmica desportiva no concelho de Barcelos”, notando, ainda, importância de se conciliar a prática desportiva para todos, a competitividade e a formação e realçando o trabalho dos Amigos da Montanha nesta dinâmica desportiva que a tornam a instituição com mais “impacto na organização de provas desportivas” no concelho.

Antes da apresentação da prova houve oportunidade para felicitar a atleta da equipa de formação Beatriz Rios pelos inúmeros títulos que tem alcançado e em particular por se ter sagrado Campeã Nacional de Corta Mato Escolar no passado dia 11 de março.

Equipa de Natação continua a somar pódios

20 Mar 2017

A equipa de natação participou no último fim-de-semana no Campeonato Regional de Infantis e Torneio de Técnicas Simultâneas de Cadetes, em Vila Praia de Âncora, com 21 atletas em competição.
Em infantis, a equipa conseguiu 12 medalhas (5 de prata e 7 de bronze) com quatro atletas medalhados.
Em Infantis A, Beatriz Fernandes alcançou o 2º lugar aos 200 bruços, 100 bruços, 100 livres e 3º lugar aos 100 costas; Mariana Martins o 2º lugar aos 100 costas e Inês Ribeiro o 3º lugar aos 200 bruços, 100 Bruços e 100 livres. Eva Correia, Infantil B, conquistou o 2º lugar aos 100 costas e 3º lugar aos 200 estilos, 100 bruços e 100 livres. De realçar a obtenção de 18 recordes pessoais em 31 provas individuais nadadas.
A equipa de cadetes conquistou treze medalhas (3 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze) com oito atletas a conseguirem lugares de pódio. Destaque para o 1º lugar de Frederica Neto nos 50 mariposa e Gonçalo Silva nos 50 bruços, em Cadetes A e Carolina Alves, Cadete B, nos 100 bruços. Os atletas alcançaram 36 recordes pessoais em 56 provas individuais nadadas.


No fim-de-semana de 10 e 12 de março, a equipa foi até Braga nadar no Campeonato Regional de Juvenis, Juniores e Seniores. Os dezasseis atletas em prova (7 juvenis, 5 juniores e 4 seniores) conseguiram 36 medalhas (13 de ouro, 14 de prata e 9 de bronze).
A prova consagrou seis campeões regionais: André Afonseca nos 200 costas e 200 mariposa e Rui Costa nos 100 livres e 200 estilos, no escalão de seniores; Rafael Simões, em juniores, nos 50 bruços, 100 livres e 400 estilos; Nuno Coelho, juvenil B nos 100 costas, 100 livres, 200 costas e 200 estilos; João Pereira, juvenil A nos 100 costas; e Filipa Marques, juvenil B nos 100 mariposa.
E 63 provas individuais nadadas foram alcançados 37 recordes pessoais, com o total de 13 atletas a subirem ao pódio.
Rui Costa apurou-se para o campeonato nacional na prova de 100 costas, juntando-se assim a Ricardo Rego, Rafael Simões, João Pereira e Nuno Coelho que já estavam apurados.
Nuno Tiago, em juvenis, participou no dia 4 de março, em representação da Seleção Regional do Minho, no Open Vale do Tejo, tendo nadado os 50 livres com novo recorde pessoal e 2 estafetas.

Amigos da Montanha na BTL

19 Mar 2017

Os Amigos da Montanha estiveram na última quinta-feira, 16 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a convite do Município de Barcelos, para apresentar a Associação. Realizada na Fil, esta é a maior mostra nacional de turismo e os Amigos da Montanha promoveram o lançamento da edição de 2017 dos eventos Givec Maratona BTT 5 Cumes e Trail Amigos da Montanha no Stand Porto e Norte de Portugal, numa apresentação que contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro e da representante da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, Filipa Vilar. Recorde-se que o Trail Amigos da Montanha pontua para o Campeonato Nacional de Trail, organizado pela ATRP. Este ano para além da prova Trail Ultra Sidónios, com 69 km, que já integrou a competição nos últimos dois anos, também o Trail Longo, de 40 km,Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste fará parte do circuito. Para além desta duas provas, o Trail Amigos da Montanh, que se realiza a 19 de novembro, terá o Trail Curto – Martins e Filhos, com 20 km, e o Mini Trail/Caminhada, com 12km.
A Givec Maratona BTT 5 Cumes, umas das referências nacionais na modalidade, realiza-se a 1 de outubro com o percurso da Meia Maratona 3 Cumes e da Maratona 5 Cumes.

Fotografias

Apresentação BMcar Meia Maratona de Barcelos

17 Mar 2017
A quarta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos será apresentada hoje, 17 de março, na sede dos Amigos da Montanha, em Barcelinhos. Com início às 19h, esta apresentação contará com a participação do Prof. João Campos, ex-selecionador nacional de atletismo, José Regalo, antigo atleta olímpico e representante da Federação Portuguesa de Atletismo, António Pinto, o ainda recordista nacional da Meia Maratona e recordista nacional e da Europa da Maratona, bem como dos atletas Ricardo Ribas e Doroteia Peixoto, vencedores da edição de 2016 desta prova.

A BMcar Meia Maratona de Barcelos, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, realiza-se no dia 2 de abril e será constituída por três distâncias: 21, 10 e 8 km, respetivamente Meia Maratona, Mini Maratona e Caminhada, esta sem cariz competitivo. A prova dos 21km apresenta um novo percurso relativamente àquele que assumiu nas três primeiras edições. As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com e têm a oferta de uma camisola de atletismo. Haverá, também, medalha de finisher para todos os que, nas duas distâncias de competição, passarem a linha de meta situada na Av. da Liberdade.



Olá Primavera!

14 Mar 2017
No próximo sábado, 18 de Março, a Av. da Liberdade vai ser um espaço de boas-vindas à Primavera. Entre exposições, distribuição de plantas aromáticas, workshops, showcooking e ações de degustação, são muitas as propostas num espaço dedicado ao ambiente. Esta é uma ação de sensibilização ambiental organizada pelos Amigos da Montanha em que, uma vez mais, pretendem chamar a atenção para os problemas ambientais, formando e sensibilizando para a gestão racional dos recursos e para o respeito pelo meio ambiente. O objetivo é levar esta mensagem de uma forma direta através de uma ação de rua, em contacto direto com a população.
O programa conta com a participação de várias entidades que dinamizarão as diferentes ações. Pelas 10h30 e às 17h00, o Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos promoverá o workshop “Hortas Verticais”. Às 11h30 e às 16h00 haverá ShowCooking com a Biocelos. Os Viveiros Serafins promovem o workshop Varandas Floridas pelas 14h00 e os Amigos da Montanha dinamizarão um atelier para os mais jovens, a decorrer das 10h às 12h e das 14h30 às 17h. Em nome da Global Association for Life, através do projeto Loving the Planet, o Presidente da Direção, Eduardo Rêgo, conhecido locutor do programa BBC Vida Selvagem, apresentará o tema “Há um coração verde que nos liga”, pelas 15h. A sensibilização para a proteção da florestal fica a cargo da Associação Florestal do Cávado. Em várias horas do dia, serão ainda distribuídas plantas aromáticas pelas ruas do centro histórico, convidando a população a cuidar destas plantas no sentido de promover a horticultura familiar.

AM no VIII Troféu Ori-BTT do CPOC

14 Mar 2017

A equipa de Orientação em BTT dos Amigos da Montanha participou, no passado fim de semana, no primeiro evento da Taça de Portugal de 2017. No dia 11 realizou-se uma etapa de distância longa e no dia 12 uma etapa de distância média, ambas no mapa de Janas, concelho de Sintra.
Os Amigos da Montanha estiveram representados com quatro atletas nos principais escalões da modalidade, obtendo excelentes resultados que permitira a pódio de três atletas.
A prova realizou-se num mapa com uma grande rede de caminhos, onde se rolava muito bem e onde se poderia desfrutar de belas panorâmicas da zona.

Na soma das duas etapas a classificação foi a seguinte:
Noémia Magalhães, Damas Elite, 2ª classificada;
Bruno Loureiro, Homens Elite, 10º classificado;
José João Henriques, Homens 40 anos, 1º classificado;
Anabela Freitas, Damas 40 anos, 3ª classificada.

Por clubes, os AM classificaram-se em 7º lugar, entre 22 clubes presentes.

Beatriz Rios é campeã nacional de Corta Mato Escolar

14 Mar 2017
No dia 11 de Março a atleta Beatriz Rios venceu o Corta Mato Nacional de desporto escolar representando a Escola Secundária Alcaides Faria de Barcelos. A atleta que pertence ao quadro de atletas dos Amigos da Montanha, subiu ao lugar mais alto do pódio vencendo o escalão de iniciadas. Pela frente teve mais de 200 adversárias e uma prova com 2.000 metros de distância. De salientar que Beatriz se sagrou campeã nacional pela segunda vez consecutiva, repetindo a proeza alcançada no ano passado. O evento ocorreu em Torres Vedras contando com mais de 2.200 atletas de todos os escalões jovens. Estes jovens após apuramentos nas suas escolas, venceram os distritais escolares, o que envolveu mais de 210.000 alunos de todo o país, o que faz desta prova um dos maiores acontecimentos desportivos nacionais.

BMcar Meia Maratona de Barcelos

02 Abr 2017
O atletismo está de volta às ruas de Barcelos no próximo dia 2 de Abril, e traz um percurso renovado, na prova dos 21 km, para a quarta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos. Os três percursos - a meia maratona, a mini maratona e a caminhada – voltarão a sair do magnífico cenário do Centro Histórico de Barcelos.
A partir de 20 de março, os valores de inscrição têm agravamento. Inscreve-te já!


AM no “Aguiar da Beira Orienteering Meeting” (ABOM)

07 Mar 2017
A equipa de Orientação Pedestre dos Amigos da Montanha participou no passado fim de semana, em Aguiar da Beira, numa prova a contar para a Taça de Portugal.

Depois da invasão de estrangeiros a praticar orientação no fim de semana de Carnaval, alguns mantiveram-se por Portugal e rumaram a Aguiar da Beira para mais uma prova de elevado nível. No ABOM estiveram presente atletas de 21 países.

Das três etapas da prova, duas contavam para o ranking mundial, sendo que todas pontuavam para a Taça de Portugal. As provas de floresta, de distância média no sábado, e distância longa no domingo, disputaram-se em mapas muito exigentes, quer em termos técnicos quer físicos. A progressão dos atletas era dificultada por terrenos de grande declive associados à existência de afloramentos rochosos e grandes penedias. A meteorologia também “ajudou” à festa. Enquanto no sábado os atletas recebiam no rosto os flocos de neve suspensos dos arbustos, no domingo uma chuva miudinha, mas persistente, arrefecia os corpos transpirados pelo esforço. Mas nem a meteorologia, nem as dificuldades do terreno esmoreciam o animo dos atletas. No sábado de tarde ainda se disputou uma etapa de sprint, na vila de Aguiar da Beira.

Nos AM destaque para o jovem Rodrigo Lima, 3º classificado em Homens 14 anos, e Laura Gouveia, igualmente 3.ª em Damas 21 anos B.
Classificações dos atletas dos AM, no somatório das 3 etapas;
Rodrigo Lima, Homens 14 anos, 3º;
Bruno Lopes, Homens 16 anos, 17º;
Artur Cunha, Homens 16 anos, 21º;
Mafalda Lima, Damas 16 anos, 13ª;
Leandro Lima, Homens Elite, 57.º ;
L. R. Gouveia, Damas 21 anos B, 3ª;
A.F. Gouveia, Homens 40 anos, 10º;
Jorge Silva, Homens 55 anos, 10º.
Por clubes, os AM classificaram-se em 20º lugar, entre 149 clubes presentes.


Trilho dos Moinhos volta a conquistar participantes

01 Mar 2017

No último domingo foi para a rua, ou melhor para os trilhos de Barcelos, a 11.ª edição do Ledechem Trilho dos Moinhos. A proposta dos Amigos da Montanha era dar conhecer os melhores trilhos num passeio de 43 km e o objetivo foi cumprido pelo que se ouviu na Av. da Liberdade quando os participantes cortavam a linha de meta. “O melhor Trilho dos Moinhos de sempre”, “trilhos fantásticos, abastecimentos excelentes”, “parabéns à organização“, “tudo espetacular”, foram algumas das palavras escutadas pelo público que aplaudia a chegada dos atletas à meta.
A partida tinha sido dada às 9h30, também na Av. da Liberdade, de cujo topo era possível ver, uma vez mais, uma imagem colorida de betestistas que a preenchiam por completo. Tem sido assim nas últimas três edições deste evento que atingiram, cada uma, o número limite de 1200 participantes.
Mais uma vez a organização propôs um novo trajeto, num percurso delineado para satisfazer os participantes, propondo a descoberta de novos trilhos e moinhos, desta vez pelo lado sul do concelho, passando por montes de várias freguesias onde esperava os atletas muito público para ver a prova e dar palavras de incentivo para serem cumpridos os 43km. Pelo meio, de registar os abastecimentos, com a Bola de Berlim a merecer sempre lugar de destaque.
E mesmo os barcelenses, habituados a pedalar pelos trilhos locais, foram uma vez mais surpreendidos com novos trilhos, novos e encantadores locais que desconheciam e onde o apreciar da bonita paisagem merece destaque neste passeio onde impera o lazer e o convívio. Mas a competição nunca é deixada de lado e este ano a prova foi concluído num tempo record por David Vaz, o primeiro a cortar a linha de meta, 1h30m53s depois da partida. O barcelense Nelson Sousa (1h31m52s) ocupou o segundo lugar do pódio masculino que ficou completo com Jacinto Fiúza (1h32m53s). No sector feminino, duas barcelenses ocuparam os primeiros lugares do pódio. Ana Rita Vale concluiu a prova em 1h56m58s e Fátima Melo em 1h59m37. O terceiro lugar pertenceu a Virgínia Miranda (2h10m17s).
No pódio de paraciclismo, Júlio Costa foi o vencedor e o segundo lugar foi ocupado por Dionísio Lopes.
Antes da entrega de prémios, a Academia de Dança João Capela promoveu um momento de animação para o público presente.
A completar a atividade, durante a manhã, e depois de alguns exercícios de aquecimento com o Prof. Nené, realizou-se um percurso pedestre que deu a conhecer alguns espaços de Barcelos. Entre os participantes, contavam-se, na maioria, pessoas que acompanharam os betetistas na sua vinda ao concelho de Barcelos.
Esta atividade, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal e dos muitos patrocinadores que tornam possível a concretização do grande número de eventos anuais da Associação, teve a colaboração de cerca de 150 voluntários aos “quais mais uma vez os Amigos da Montanha agradecem o apoio e o empenho para que esta prova decorresse da melhor forma”, refere David Ferreira, diretor da prova.

Atividade alpina I

02 Mar 2017

No passado fim-de-semana, um grupo de oito elementos da seção de montanha foi até aos Pirinéus Aragoneses, mais precisamente para a província de Huesca, com o intuitivo de ascender ao cume de Garmo Negro. E o objetivo foi plenamente cumprido, com o grupo a elevar o nome dos Amigos da Montanha a 3 063m de altitude.
A linha dos três mil metros de altitude constitui uma fronteira apetecível no que toca a ascensões em montanhismo e os cumes acima desta marca são os reis da cordilheira. Em condições invernais, a sua ascensão torna-se mais penosa e difícil, ainda que o sucesso da mesma seja ainda mais gratificante. E foi com espírito de sacrifício que os montanheiros dos AM superaram 1428 metros de desnível positivo para percorrer a via normal de ascensão ao Garmo Negro desde os Baños de Panticosa (1636m). Do cume as vistas eram soberbas, com destaque para o maciço do Vignemale (3298 m) e o maciço do Monte Perido (3355 m).
O Garmo Negro situa-se no coração do Vale do Tena, um dos locais mais emblemáticos dos Pirinéus, onde se podem destacar outros cumes como a Gran Facha (3006 m), os Picos dos Infernos (3083 m, 3079 m, 3075 m) e o Balaitus (3144 m). Nesta zona passam algumas das etapas mais prestigiadas do GR11 (grande rota que percorre os Pirinéus de “punta a punta”) e situam-se alguns dos “Ibons” mais bonitos da península ibérica e localidades pitorescas como Sallent de Gallego, Panticosa e Formigal (conhecida pela sua famosa estância de desportos de inverno).


AM no “Portugal Orienteering Meeting”

02 Mar 2017

A equipa de Orientação Pedestre dos Amigos da Montanha participou no fim de semana alargado de Carnaval no maior evento desportivo realizado em Portugal por esses dias, o Portugal O'Meeting (POM).

Este evento juntou na zona do Alto Alentejo, nos concelhos de Crato e Portalegre, os melhores praticantes mundiais de orientação. A participação no POM deste ano foi de 2344 atletas oriundos de 36 países, sendo a Suécia com 302 atletas o país estrangeiro com maior representação.

Das quatro etapas da prova, duas contavam para o ranking mundial, sendo que todas pontuavam para a Taça de Portugal.

No meio de tanta estrela, aos atletas portugueses restava lutar por lugares honrosos. De facto, o desenvolvimento actual da modalidade em Portugal não permite competir de igual, com países onde as crianças andam de mapa na mão, e na floresta, quase desde o berço. Refira-se, a título de exemplo, que todos os lugares do pódio, de todos os escalões de competição, foram ocupados por atletas estrangeiros.

Nos AM destaque para o jovem Duarte Reis, que foi o melhor português no seu escalão de competição

Jornadas da Saúde

04 Mar 2017

João Rodrigues no pódio do Trail Terras de Sicó

27 Fev 2017
Os Amigos da Montanha estiveram presentes este sábado no Trail de Conímbriga Terras de Sicó com a participação do atleta João Rodrigues que conquistou o 5.º lugar da geral e o 2.º do escalão M40. João Rodrigues correu 68 dos 111 quilómetros da prova, que iniciou às 00:00 de sábado, durante a noite, assumindo, por isso, a prudência que se impõe e tentando fazê-lo sempre na companhia de outros atletas. Com o amanhecer, João Rodrigues impôs um ritmo diferente em busca de um melhor resultado, conseguindo subir, nesta fase da prova, do 8.º para o 5.º lugar, posição que assegurou até ao final da prova o que o deixava “extremamente satisfeito a prestação conseguida”, referiu o atleta.

Amigos da Montanha no pódio da Taça de Portugal

22 Fev 2017


A equipa de Orientação Pedestre dos Amigos da Montanha participou no passado fim de semana na Prova da Taça de Portugal, realizada na zona de Coimbra. A prova constava de três etapas: no sábado duas etapas urbanas, na cidade de Coimbra, e no domingo, uma etapa de floresta, em Cernache.
Nos AM destaque para o jovem Duarte Reis, que venceu o escalão Homens 10 anos, mercê de uma excelente prestação em floresta.
No pódio estiveram também Rodrigo Lima -2º classificado em H14- e Jorge Silva – 3º classificado em H55. Estes dois atletas estiveram bastante bem nas etapas urbanas, registando menores prestações na etapa de floresta.



Amigos da Montanha vencem em Amarante

20 Fev 2017


Os Amigos da Montanha subiram ao lugar mais alto do pódio no último domingo com a vitória de Doroteia Peixoto na III Meia Maratona António Pinto Cidade de Amarante.
A atleta da equipa Amigos da Montanha/E. Leclerc de Barcelos dominou do início ao fim do percurso, conseguindo o excelente tempo de 1h14h42s, que lhe permitiu melhorar o tempo da sua participação na primeira edição desta prova em mais um minuto. “Apesar de a prova ser bastante dura, estava bem preparada e consegui o objetivo que tinha para esta participação: vencer em Amarante e reeditar a vitória da primeira edição, em 2015”, referiu a atleta dos amigos da Montanha. “Estou num bom momento de forma. A semana passada consegui o segundo lugar na Meia Maratona de Braga, e agora, fico muito contente por ganhar em Amarante. Gosto de correr aqui, o cenário é muito bonito e há muito apoio do público o que é sempre um motivo para ficar contente”, salientou.

Augusto Costa completou a prova em 1:11:55 que lhe valeu o 11.º lugar da geral e o segundo lugar do escalão de Veterano M45.

Também Graça Costa, atleta que começou a correr este ano nos Amigos da Montanha, conseguiu o segundo lugar no escalão Veterana F 50, com o tempo de 1:38:37

Ledechem Trilho dos Moinhos

26 Fev 2017

No dia 26 de fevereiro Barcelos recebe a XI edição do Trilho dos Moinhos, uma prova de BTT organizada pelos Amigos da Montanha como apoio da Câmara Municipal de Barcelos.
Fazendo jus ao nome, o Ledechem Trilho dos Moinhos apresenta um percurso à descoberta do maior número e dos mais bonitos moinhos ainda existentes no concelho e que outrora foram meio de subsistência das gentes locais e que continuam recheados da história de um povo. E, não olhando ao cronómetro de prova, são muitos os atletas que todos os anos aproveitam para parar nestes locais e registar o momento. Até porque a aventura e o convívio caracterizam esta atividade durante os cerca de 45 km de excelentes trilhos marcados pela beleza e os singletracks, sendo estas as principais razões que os atletas revelam para voltarem ao Trilho dos Moinhos. E em cada ano,é apresentado um percurso renovado, o que constitui um ponto de atratividade para quem se desloca a Barcelos para participar neste evento de BTT.
Recorde-se que em 2015 e 2016 a prova contou com cerca de 1 300 participantes e as inscrições encerraram quinze dias antes da prova por ter sido atingido o número limite de inscritos.
As inscrições para a prova podem ser realizadas até dia 18 de fevereiro ou até ser atingido o número limite de inscritos. Os participantes recebem como ofertas um par de peúgas de BTT e uma toalha, para além de uma bifana e bebida no final da atividade.
Como habitualmente existe ainda uma caminhada gratuita para os acompanhantes.


Participa!

Amigos da Montanha realizam Ação Ambiental no Parque Litoral Norte

13 Fev 2017

Os Amigos da Montanha realizaram este fim de semana uma ação ambiental no terreno, concretizando o seu primeiro censo de Aves no Parque Natural Litoral Norte.
Neste censo foram identificadas mais de 50 espécies das quais 23 eram de aves invernantes, sendo que uma delas, a águia-pesqueira é classificada como espécie em risco alto de extinção a curto prazo (ICNF). Nas aves residentes identificadas, especial destaque ao casal de Açor, espécie classificada com risco alto de extinção a médio prazo.
No total foram identificados mais de 820 indivíduos de cerca de 53 espécies em três tipos de habitat (estuário, praia e floresta).
Este censo veio não só reforçar a potencialidade da região para o Turismo de birdwatching mas também para a importância de conservar e proteger os diferentes habitats, cada vez mais ameaçados na região.
O censo foi promovido pelos Amigos da Montanha, contando com o apoio da Câmara Municipal de Esposende e com a ajuda de investigadores e alunos da Universidade de Aveiro, colaboradores do Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro e do Naturalista e fotógrafo Carlos Rio.
A questão ambiental tem merecido por parte da associação Amigos da Montanha uma intervenção e uma preocupação crescentes. Consciente de que os espaços que tanto promovemos e fruímos têm vindo a degradar-se, em especial nos últimos anos, a associação lançou recentemente o programa ambiental BiodiverCidade, direcionado para a intervenção na comunidade, no terreno e no tecido empresarial. O censo realizado este fim de semana é uma das primeiras ações realizadas no âmbito deste programa.
Os Amigos da Montanha agradecem o empenho e esforço de toda a equipa, que mesmo quando as condições atmosféricas não foram favoráveis mantiveram o entusiamos e profissionalismo exigido. A equipa de voluntários foi constituída João Alves, Carolina Ventura, Ruben Arede, André Couto, Miguel Monteiro, Cristina Barbosa, Guilherme Teixeira, Telmo Correia, Diego Alves, Carlos Rio e pelos elementos dos Amigos da Montanha Joana Soto, Susana Arantes e José Gonçalves.




Autor: André Couto
Legenda: Águia-pesqueira (Pandion haliaetus) Estuário do Cávado - PNLN


Chuva de títulos para os AM no Campeonato do Norte de Corta Mato

08 Fev 2017

A equipa de atletismo Amigos da Montanha/E.Leclerc Barcelos participou, no dia 4 de Fevereiro, no Campeonato do Norte de Corta Mato que se realizou no Parque Desportivo de Felgueiras. A competição, organizada pela Associação de Atletismo do Porto, contou também, para as equipas da região de Braga, como Campeonato Regional de Corta Mato Longo. A equipa barcelense, enfrentando uma tempestade com chuva torrencial e ventos ciclónicos, conquistou três títulos coletivos, o de vice-campeã do Norte de Corta Mato em Iniciadas, e também os de Campeã Regional de Corta Mato Longo em Iniciadas e Infantis. Individualmente os atletas AM conquistaram quatro distinções. Beatriz Rios sagrou-se campeã do Norte e campeã Regional de iniciadas, João Simões e Bárbara Santos alcançaram os títulos de campeões Regionais nos escalões de Iniciados e Infantis respetivamente. De salientar que os pódios Regionais em Iniciadas e Infantis foram dominados pelas cores dos AM, que ocuparam todas as posições. No pódio de Iniciadas à campeã regional Beatriz Rios juntaram-se Margarida Araújo e Catarina Silva para a 2ª e 3ª posições, respetivamente. No pódio de infantis, Letícia Simões no 2º posto e Carolina Rodrigues na 3ª posição, acompanharam a vencedora, Bárbara Santos.
Ainda de relevo, no escalão de iniciados, as quartas posições de Margarida Araújo e João Simões, assim como o 11.º lugar de Catarina Silva, a contar para o Campeonato do Norte. Nos juvenis, destaque para a 11ª posição de Hugo Rodrigues e a 13.ª de Nuno Mota.



Mónica Costa conquista 4º lugar no Campeonato Nacional de Juvenis em Pista Coberta

A atleta Juvenil Mónica Costa participou no dia 5 de fevereiro no Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta, concorrendo para a distância de 3.000 metros, para a qual obteve mínimos de participação e alcançou a quarta posição. Este foi mais um excelente resultado para a atletas que defende as cores dos AM, não só pela posição conquistada como também pela marca obtida de 10’ 59’’, retirando 11 segundos ao seu anterior melhor registo.

Esposende City Race - Resultados

06 Fev 2017

Resultados Finais Esposende City Race

Splits


Resultados Orientação Adaptada

Equipa de natação no 19.º Torneio do Sporting Clube de Braga

30 Jan 2017
A equipa de natação participou no último sábado no 19.º Torneio do Sporting Clube de Braga com 14 atletas cadetes.
De destacar a obtenção de 25 recordes pessoais em 28 provas nadadas num torneio onde participaram 198 atletas em representação de 16 clubes vindos de todo o país.

Esposende City Race

05 Fev 2017


A orientação urbana está de volta, desta vez com o Esposende City Race. Em simultâneo com a prova que integra o Circuito Portugal City Race haverá ainda mais duas atividades: uma aula de zumba e uma etapa de orientação adaptada, vocacionada para grupos específicos e onde se incluem a deficiência intelectual e as crianças em idade pré-escolar.

A não perder, no dia 5 de fevereiro. Participa!

Workshop

01 Abr 2017

O Gerês recebe a 1 de Abril o Workshop de Navegação assistida por GPS. Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar aos formandos a aquisição de conhecimentos para utilizarem o GPS para navegação terrestre nos desportos de natureza e aventura.
Participa!

Aniversário Amigos da Montanha

27 Jan 2017


Parabéns Amigos da Montanha pelos 18 anos de oficialização dos Amigos da Montanha como Associação, depois de sete amigos terem criado o grupo em 6 de Julho de 1994.


Obrigado "aos fundadores pela ideia, aos sócios por acreditarem, aos diretores e colaboradores pelo empenho e determinação, aos beneméritos pelos apoios e dádivas prestadas à associação" conforme podemos ler numa frase registada na sede dos Amigos da Montanha, em reconhecimento pela contribuição das mais diversas formas para  a dinâmica desportiva, ambiental e de solidariedade dos Amigos da Montanha.

Parabéns a todos que contribuem, em cada dia, para esta história associativa de muitas aventuras nas montanhas, nos rios e nos cumes e muitas conquistas nas florestas, nos trilhos, nas pistas de atletismo e de natação que recebem as nossas equipas.

Canoagem no Neiva

17 Jan 2017
A primeira aventura do ano de canoagem acontece no rio Neiva a 18 de fevereiro. Junta os teu amigos e venham participar numa grande descida de canoagem com os atrativos açudes a desafiar os participantes para uma manhã de muito convívio. Inscreve-te já!

Percurso Pedestre Somiedo

05 Jan 2017
De 22 a 25 de abril os Amigos da Montanha viajam até ao Parque Natural de Somiedo para a realização de quatro percursos pedestres com nível de dificuldade médio/baixo.

Declarado Parque Natural em 1988 e reserva Biosfera no ano 2000, este é um dos últimos bastiões onde a natureza é pura. As suas paisagens, flora e fauna, a gastronomia e seu povo tornam este recanto um lugar privilegiado e são um excelente cenário para conhecer diferentes trilhos pedestres. Esta é uma das áreas protegidas mais importantes e  mais conservadas das Astúrias. As florestas, pastagens e montanhas são o lar de centenas de espécies de plantas que tornam Somiedo num único espaço.Os altos picos, lagos, florestas a perder de vista, são o lar de muitas espécies de animais, como galo silvestre, veados, lobos e ursos. Entre 40 a 50% dos ursos da Cordilheira Cantábrica têm lar nesta zona que recebe a maior concentração da espécie na Europa Ocidental.

As inscrições são limitadas. Participa neste grande momento de convívio e aventura!

Open Weekend

06 Mai 2017
Os Amigos da Montanha realizam nos dias 6 e 7 de maio uma atividade de progressão pela serra com demonstração de técnicas utilizadas na montanha.
Depois do sucesso da primeira edição, o ano passado, o Open Weekend volta com a proposta de uma excelente atividade de grupo.
Participa!

Curso de Iniciação ao Montanhismo

15 Mai 2017

Os Amigos da Montanha organizam nos dias 15, 17, 20, 21, 27 e 28 de maio o XVI Curso de iniciação ao montanhismo (nível I). Esta formação tem como alvo todos aqueles que se pretendem iniciar nesta modalidade, mas também para pessoas que procurem aprofundar os seus conhecimentos.

O curso será orientado por monitores credenciados da nossa Associação e no final, a todos os formandos que frequentarem o curso com bom aproveitamento, será passado o respectivo certificado.
Participa!

Fernanda Rego e Anabela Freitas no pódio daTaça de Portugal de Orientação

16 Jan 2017
A equipa de Orientação Pedestre dos Amigos da Montanha participou no passado fim de semana na Prova da Taça de Portugal realizada na área da Lagoa da Ervideira, conquistando dois lugares no pódio, um no escalão de formação, com o terceiro lugar de Fernanda Rego, em D14, e, em D40, com Anabela Freitas a conseguir, também, a terceira posição.

Ler mais...

AM sagram-se Campeões Regionais de Corta Mato Curto em Iniciadas e Juvenis

16 Jan 2017
Amigos da Montanha sagram-se Campeões Regionais de Corta Mato Curto em Iniciadas e Juvenis e Beatriz Rios foi campeã pelo segundo ano consecutivo

No dia 14 de janeiro, a equipa de atletismo dos AM participou no Campeonato Regional de Corta Mato realizado no Parque da Cidade Desportiva em Guimarães e trouxe para Barcelos os títulos de Campeã Regional nos escalões de Iniciadas e de Juvenis masculinos. Individualmente, Beatriz Rios repetiu a proeza do ano passado e venceu desta vez no escalão de iniciadas, Mónica Costa sagrou-se vice-campeã em Juvenis e João Simões garantiu um lugar no pódio em Iniciados ao concluir a sua prova na terceira posição.

Ler mais...

Equipa de trail conquista segundo lugar do pódio no Trail Medieval

09 Jan 2017

A equipa de trail dos Amigos da Montanha escolheu o Trail Medieval, realizado em Santa da Feira no último domingo, para iniciar as competições em 2017 e a preparação para o Circuito Nacional de Trail.

Na prova Ultra Trail, com 60km, os cinco atletas em prova - João Rodrigues, Ricardo Rego, Carlos Peixoto, Carlos Pedrinhas e Carlos Soares - conseguiram excelentes resultados que deram aos Amigos da Montanha o segundo lugar do pódio por equipas. Também com direito a pódio, Carlos Pedrinhas alcançou, igualmente, o 2.º lugar no escalão M50.

Isabel Martins e Diana Ribeiro participaram no Trail de 26km.

Doroteia Peixoto no pódio da S. Silvestre de Lisboa

02 Jan 2017

Doroteia Peixoto conquistou no último sábado o terceiro lugar do pódio na S. Silvestre de Lisboa, uma prova que contou com quase nove mil participantes na baixa de Lisboa. Jéssica Augusto foi a vencedora e Dulce Félix conseguiu o segundo lugar.


Todos a Correr em Barcelos Especial S. Silvestre

02 Jan 2017


O programa “Todos a Correr em Barcelos” foi na última quinta-feira Especial S. Silvestre, trazendo muita animação às ruas de Barcelos. Mais de 250 participantes concentraram-se no Parque da Cidade num ambiente de grande animação e, depois de alguns exercícios de aquecimento, partiram para percorrer 10 km pelas ruas de Barcelos.
Ler mais...


Notícias - Arquivo

30 Nov -1

Ver mais notícias


© Copyright2017 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar