Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

20 de maio Percurso Pedestre São João da Fraga
Lista de Inscritos
Inscrições
Apresentação
O Gerês recebe o percurso pedestre de maio com partida e chegada em Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre.
Este percurso permite um contacto paisagístico com a grandiosidade da Serra do Gerês que se vê no horizonte e dá a conhecer aspectos singulares da arquitectura rural, em particular as originais soluções de apoio à agricultura, como “os prados de lima” ou as levadas de água e, no plano histórico e religioso, o singular Mosteiro de Santa Maria das Júnias.
Como pontos de interesse realça-se o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, fundado no século XII, e os “prados de lima”. Dá-se este nome aos prados em que a água escorre continuamente por eles formando uma espécie de lâmina fina. Este tipo de rega permite manter uma temperatura nos prados que impede a formação de gelo no Inverno, sendo pois uma estratégia de uso do solo bem adaptada às condições climatéricas nesta região. De salientar ainda a magnífica cascata que encontramos no trajecto e a capela de São João da Fraga que se situa a mais de 1000 metros de altitude.


« Voltar
INSCREVER-ME
Amigos da Montanha
© Copyright2017 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar