Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

19 janeiro Percurso Pedestre Amarante
Lista de Inscritos
Inscrições
Apresentação

Será por terras da Princesa da Tâmega que se inicia o ano de pedestrianismo dos Amigos da Montanha. O concelho de Amarante recebe, a 19 de janeiro, o Percurso Pedestre “Pão de Padronelo”, com paisagens rurais de vinha, floresta e campos a guiarem os pedestrianistas desde Aboadela até à freguesia de Padronelo, conhecida pelo seu famoso pão de quatro cantos.
Na Ponte Românica, em Aboadela – sede da União das freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea -, junto ao Centro Interpretativo e Cultural do Marão, os pedestrianistas iniciam a caminhada proposta para este dia. A ponte, que une as margens do rio Ovelha, é um dos principais símbolos da aldeia e um dos exemplos mais importantes da arquitetura românica da região. Construída em 1630 sobre o rio ovelha, um dos principais afluentes do Tâmega, enquadra-se num meio rural, num vale rodeado pela área montanhosa da serra do Marão que oferece paisagens de sonho, embebidas em aldeias de gente acolhedora e com ricas tradições. Do lado esquerdo da margem, a ponte é antecedida de um cruzeiro do séc. XVII e o acesso é feito por uma rua com um conjunto de casas na sua maioria edificadas nos séculos XVIII e XIX. Na outra margem predominam as quintas e terrenos agrícolas. O percurso segue por Sanche, atravessando o seu território. Aí entra numa parte do PR2, acompanhando-o quase até à sua parte final. Na Rota do Românico, altura para ver a Igreja de Santa Maria de Gondar, imóvel de interesse público também conhecido como Mosteiro de Gondar, localizado no lugar de igual nome.
Segue depois para o lugar de Moure, na freguesia de Lufrei, para daí descer pelos montes até Padronelo. Pelo caminho, a passagem por uma padaria que confeciona o pão de quatro cantos, património imaterial. Resultado da cozedura de uma massa de farinha de trigo fermentada, o Pão de Padronelo apresenta-se como uma das especialidades gastronómicas mais afamadas do concelho de Amarante. É frequentemente designado por trigo de quatro cantos como resultado da sua forma característica. Vem conhecer e provar!

« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2019 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar