Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

16 Março Percurso Pedestre de Serra d'Arga
Lista de Inscritos
Inscrições
Apresentação

Em março o percurso pedestre realiza-se na Serra de Arga no distrito de Viana do Castelo. É um percurso linear, com cerca de 15 Km e tem como principais pontos de interesse o Mosteiro de S. João de Arga e as cascatas do rio Âncora.
Este percurso inicia-se na freguesia de Dem e termina em S. Lourenço da Montaria. Pelo caminho passamos pelo Mosteiro ou Santuário de S. João de Arga que se situa numa zona alta da serra com o mesmo nome, usufruindo de uma panorâmica privilegiada sobre o curso final do rio Minho, classificado como Monumento Nacional em 24 de junho de 2013. É um dos mais importantes testemunhos medievais da região, não obstante a sua simplicidade.
É palco de uma romaria dedicada a S. João Baptista que se realiza nos finais de Agosto de cada ano. Em redor da igreja, e para albergar os numerosos romeiros que ali se deslocavam, construiu-se um albergue, edifício de dois corpos de planta em “L” e de dois andares, que actualmente se encontra remodelado. Continuando a subida até ao alto da serra por entre grandes aglomerados de rochas que formam as belas montanhas agrestes “despidas” de arvoredo, avista-se ao longe o mar. Seguindo por entre vegetação rasteira vamos ao encontro do rio Âncora, que nasce na serra de Arga, apresentando águas límpidas, e que devido a ser um rio de montanha forma lagoas e belas cascatas; seguindo depois o seu curso até aos viveiros e parque de merendas, já na aldeia de Montaria. Vale a pena conhecer este belo percurso e desfrutar da natureza!



« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2019 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar