Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

17 de julho Coura´Go BTT
Lista de Inscritos
Inscrições
Localização
Percursos
Informações Covid_19
Apresentação

Coura´Go - BTT vai-se realizar no dia 17 de Julho, em Paredes de Coura, no CEIA  - Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno do Bico, Chã de Lamas, freguesia de Vascões, onde se encontra em fase de conclusão o futuro Centro Cyclin Portugal de Paredes de Coura.

As distâncias a percorrer são para todos os gostos e variam entre os 7 e os 70Km que podem ser feitos com ajuda do GPS, mas não necessariamente, visto que todos os percursos já estão implementados no terreno, tendo como objectivo principal, o prazer de conhecer, novos locais, trilhos, totalmente isento de competição, e proporcionando um dia na natureza em convívio seguindo sempre as directrizes da DGS para este género de eventos..

O Corno de Bico

O Corno de Bico é um espaço emblemático para o concelho de Paredes de Coura e de grande importância para a região, considerado um pequeno santuário natural, espaço de rara beleza que o homem moldou de uma forma harmoniosa. Desde tempos remotos que jogou um papel fundamental, servindo de local de culto, de espaço de defesa, de linha de fronteira, de pastagens e de abrigo. Na década de 40 do Século XX, durante o período do Estado Novo, os serviços florestais desencadearam um processo de arborização e de valorização florestal de um espaço que, até então, era ermo pela excessiva actividade pastoril.

Hoje, tem um papel importante ao nível da conservação da natureza, o que permitiu a sua inclusão como Sítio Classificado da Rede Europeia NATURA 2000 e na Rede de Áreas Protegidas de Portugal. A par desta classificação, é igualmente importante o património humano das comunidades rurais, que permitiram moldar este território

Por aqui passam os belos rios Labrujo, Coura e Vez, permitindo a existência de espécies como amieiros, salgueiros ou freixos, mas também outras como azevinhos, vidoeiros ou bétulas. Em termos de fauna, são de destacar espécies como o lobo, a toupeira de água, a lontra, a gineta, o javali ou o tritão palmado, entre muitas outras.


Esta maravilhosa paisagem serrana permite panoramas sem igual, onde a natureza, e a granítica tradição patrimonial, espelham o bucolismo da verdejante região, como se pode observar nos pontos altos como a Senhora da Pena, a 735 metros de altura, ou no Corno do Bico, a 833 metros de altitude.



« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2021 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar