Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

22 janeiro Percurso Pedestre Terras de Bouro
Lista de Inscritos
Inscrições
Apresentação
Neste início de ano, a nossa primeira atividade será no concelho de Terras de Bouro, para percorrer o trilho do Castelo em Santa Isabel do Monte.

O trilho do Castelo abrange o território da união de freguesias de Vilar e Monte (Santa Isabel), Chamoim e Covide. Tem início no Lugar de Calvário, em Covide, e estende-se pelas chãs e cumeadas da memorável e histórica serra de Santa Isabel. O seu percurso percorre veredas, ladeadas pelos maciços montanhosos da Amarela e do Gerês, e apresenta as várias modalidades de organização de paisagem natural e construída, oriundas da época medieval.
No alto do Monte Castelo, a 890 metros de altitude, o Castelo de Bouro ou de Covide era uma construção de madeira de uso militar, relacionada com um sistema de defesa da fronteira com a Galiza. A sua edificação datou do século XII e, hoje em dia, resta apenas um imponente amontoado de grandes blocos graníticos no topo do monte que domina uma extensa e admirável paisagem sobre o vale do rio Homem e do rio Cávado.

« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2022 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar