Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

13 Julho Quinta & Santos Galo Night Run
Lista de Inscritos
Informação importante
Resultados
Apresentação
Inscrições
Percurso
Regulamento
Sê-lo Verde
Sê-Lo Verde

O Sê-Lo Verde é uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Transição Energética através do Fundo Ambiental, com o objetivo de “incentivar a adoção de boas práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos”.

Em 2019 foram aprovados quarenta eventos portugueses de cultura e desporto. Esta é a terceira edição do Programa Sê-Lo Verde e, pela primeira vez, apoia provas de atletismo, tendo a Galo Night Run sido uma das quatro provas apoiadas em todo o país.

Maioritariamente a apoiar Festivais de Música, em 2018, segundo o relatório de gestão do Fundo Ambiental, as aplicação de medidas deste programa traduziu-se na recolha de 96,2 toneladas de plástico, 58 toneladas de papel, 104 toneladas de metal, 46,3 toneladas de vidro, 276 toneladas de resíduos indiferenciados e 128 quilos de pilhas. Evitou-se a emissão de 445 toneladas de dióxido de carbono através de medidas associadas a mobilidade partilhada e produção de energia através de fontes renováveis.

A prova Galo Night Run conseguiu o Sê-Lo Verde a partir dos três objetivos ambientais que estabeleceu para a prova.

O primeiro visa contribuir para a neutralidade carbónica da prova (quando o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera, por exemplo através da floresta, é nulo.

Existe libertação de CO2 inerente à realização das provas e, nesse sentido, os Amigos da Montanha, anualmente, realizam uma ação de reflorestação para compensar as suas emissões. Este ano, aliada à reflorestação a medida de compensação carbónica passará pela sementeira de aproximadamente 4 000 dorsais. Com estes dorsais pretende-se também diminuir os resíduos descartáveis inerentes à prova, aumentando o tempo de vida do dorsal, ao mesmo tempo que se atua na sensibilização dos participantes para a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente.

Com a evolução deste programa, procura-se, gradualmente, a atingir a neutralidade carbónica dos nossos eventos.

O objetivo dois centra-se na redução do uso de plásticos descartáveis na prova, para um oceano com mais peixes do que plásticos.

Este objetivo passa pela redução da utilização de material descartável procurando uma gestão mais eficiente dos recursos (financeiros e naturais) e uma redução considerável nos resíduos inerentes à organização e implementação da prova. Um dos principais consumos centra-se na utilização de marcações descartáveis. Os Amigos da Montanha propõem-se reduzir em cerca de 90% a utilização marcações descartáveis através de fitas reutilizáveis e de barreiras de sinalização e vedação.

Educar e sensibilizar para a proteção e conservação da natureza, antes, durante e após a prova é o objetivo três apontado para o programa.

Ao longo do percurso haverá, assim, espaços expositivos. O porquê e como usar os dorsais com sementes será um dos temas na exposição. “A caminho da Neutralidade Carbónica”. Com o tema “Oceanos de Plástico” um outro espaço explicará como a redução de plásticos descartáveis contribui para um oceano com mais peixes do que plásticos. E porque a Galo Night Run é uma corrida e caminhada noturnas, as “Criaturas da Noite” vão estar em exposiçã, sensibilizando para o facto de não haver um planeta B e, como tal, é fundamental preservar o planeta e a sua biodiversidade.

Os objetivos da Galo Night Run enquadram-se, desta forma, nos objetivos gerais do programa Sê-Lo verde que passam pelo incentivar a adoção de critérios ambientais que contribuam para uma redução de impactes e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos; incentivar a adoção de abordagens inovadoras, como sejam, novas tecnologias, integração de renováveis, fomento à economia colaborativa, conceção ecológica; e contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos – promotores, marcas, municípios, espectadores e comércio local adjacente.


« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2022 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar