Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

18 de julho Galo Net Fun
Lista de Inscritos
Galo Net Fun
Como participar
Desafios
Causa Social
Desafio ambiental
Regulamento
Inscrições
Parceiros
GASC

O GASC é uma IPSS sedeada em Barcelos, ligada à Comunidade de Santo António, que atua em quatro grandes áreas: Carência Económica, Violência Doméstica, Comportamentos Aditivos e Dependências e Sem-Abrigos.
No âmbito da carência económica, dispõe de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), que representa um serviço descentralizado da Segurança Social, ao nível da Ação Social, a 21 freguesias do Concelho; do Refeitório Social (RS), que para além de servir refeições a pessoas em grave situação de exclusão social, disponibiliza também um serviço de lavandaria e de balneário; a Cantina Social (CS) que representa uma resposta de apoio alimentar, em que pessoas referenciadas podem vir levantar uma refeição completa confecionada (formato de take-away); e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), em que o GASC é entidade mediadora, responsável pela distribuição de bens alimentares, na forma de cabazes mensais, a famílias referenciadas pela Segurança Social. É de esclarecer que atendendo ao contexto da pandemia COVID-19, e desde do Estado de Emergência, o serviço de refeições do RS (em que antes as pessoas faziam as refeições no espaço do refeitório) passou a assumir o mesmo formato da Cantina Social (formato de take-away).
Na área da Violência Doméstica, tem o Centro de Apoio à Mulher Dª Maria Quinta e Costa (Casa Abrigo) e o Projeto SER IGUAL, que resulta de uma candidatura à Ação 3.17.1 do POISE, que entre outras atividades, assegura um Espaço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (EAVVD), que disponibiliza um atendimento de âmbito psicossocial, confidencial e gratuito, a vítimas de violência doméstica.
No que se refere ao fenómeno dos Comportamentos Aditivos e Dependências, o GASC é, desde 2009, entidade promotora de várias edições do Projeto SORRIR (Eixo de Tratamento do PRI de Barcelos no âmbito do PORI, sob tutela do SICAD), que no fundo consiste numa consulta multidisciplinar no tratamento de comportamentos aditivos, em especial, Perturbações de Usos de Substâncias Psicoativas Ilícitas, Perturbações de Usos de Álcool e Perturbação do Jogo.
Relativamente à intervenção no fenómeno dos Sem-abrigo, o GASC desenvolve desde 2013, o projeto "Um Teto para Todos", que acolhe pessoas em situação de sem-abrigo e/ou risco de desalojamento em contexto de residências partilhadas, com o objetivo de apoiar na promoção da sua inclusão social e da reorganização do seu projeto de vida.

Refeitório Social, Cantina Social e POAPMC:
• Por dia, no âmbito do RS e da CS, são preparadas e distribuídas cerca de 100 refeições (almoço e jantar);
• No âmbito do POAPMC, são apoiadas mensalmente com géneros alimentares cerca de 140 agregados familiares (que representam cerca de 350 pessoas- adultos e crianças). Isto representa, no âmbito do referido programa, por exemplo a distribuição mensal de cerca de 2800 litros de leite, 700 pacotes de arroz, cerca de 700 latas de feijão/grão-de-bico, 200 garrafas de azeite e 550 unidades de peixe.
• Os pedidos de apoio ao nível alimentar aumentaram substancialmente no período de pandemia.

"Reparte o que tens com quem tem menos que tu!" GASC


Galo Net Fun
Qualquer que seja o teu donativo vai fazer a diferença nestes números. Obrigado por te juntares a nós nesta causa. Inscreve-te!

« Voltar
INSCREVER-ME

© Copyright2020 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar