Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Ação de Reflorestação Ambiental

28 Nov 2016



O Monte do Cresto, em Aldreu - Barcelos, fica esta semana mais rico com 2 500 árvores plantadas no âmbito do Plano de Reflorestação desta área que os Amigos da Montanha iniciaram há quatro anos e que conta com a parceria da Junta de Freguesia de Aldreu, a Associação Florestal do Cávado, Viveiros Serafins, a Global Association for Life, com o projeto Loving the Planet, e com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.

O último sábado acordou chuvoso mas não dissuadiu os voluntários que se comprometeram a “plantar a sua árvore nesse dia”. “É uma satisfação ver a alegria e a vontade de colocar as mãos na terra, principalmente dos mais jovens que, mesmo com condições meteorológicas adversas, quiseram subir ao Monte do Cresto e participar nesta missão ambiental”, refere José Gonçalves, vice-presidente para o ambiente dos Amigos da Montanha. Vieram de escolas, grupos de jovens, escuteiros, várias instituições e empresas e, desde os mais pequenos até aos mais crescidos, coloriram com entusiasmo o espaço preparado para receber as árvores. E, ao longo da manhã, o tempo foi melhorando, deixando plantar as espécies preparadas pelos Viveiros Serafins para colocar naquele local: carvalhos, sobreiros, medronheiros e azevinhos. Os exemplares que não foi possível plantar durante a manhã, devido às condições adversas, serão plantadas no espaço até esta quinta-feira, num trabalho da Associação Florestal do Cávado e dos colaboradores dos Amigos da Montanha.

Para os Amigos da Montanha, a vertente ambiental na associação ao longo dos anos tem sido muito importante, com ações de sensibilização, limpeza e reflorestação. “É uma das missões da Associação e é nos espaços de natureza que desenvolvemos as nossas atividades”, refere Américo Alves, presidente da direção. “É um orgulho hoje registar o envolvimento de todos estes grupos vindos de diferentes instituições, em especial das crianças e jovens. Os Amigos da Montanha agradecem a participação de todos os voluntários que assim se envolvem nesta missão ambiental”, salienta.

Esta é também uma iniciativa que pretende compensar a emissão anual de Gases de Efeito Estufa, contribuindo para o esforço global de impedir o aquecimento do planeta e, ao mesmo tempo, proporcionar uma série de benefícios ambientais para a nossa e as próximas gerações. A intervenção realizada no último sábado serviu, ainda, para assinalar o dia da Floresta Autóctone e envolver a comunidade na criação de ações concretas de proteção do meio ambiente.
O desporto, a promoção das relações sociais e a consciencialização ambiental são preocupações constantes dos Amigos da Montanha, oferecendo a todos os parceiros envolvidos uma oportunidade excelente de compensação da sua pegada ecológica. O objetivo destas ações passa, também, pela colaboração do maior número de pessoas, envolvendo-as na mensagem e na intervenção pela proteção do planeta. O projeto Loving the Planet vem, também, conferir um selo de qualidade a este projeto.

Os Amigos da Montanha agradecem a colaboração dos voluntários da Cruz Vermelha de Portuguesa, Delegação de Aldreu, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e da Escola do 1.º Ciclo de Aldreu, SIRA - Sociedade de Instrução Recreativa de Aldreu
Grupo de Jovens; Os Pioneiros Solidários, Lamaceiros TT, Escuteiros de Fragoso, Escuteiro de Vila Cova, Amigos das Clássicas, Associação de Pesca e Caça de Fragoso, Amigos da Natureza de Creixomil, BV de Viatodos, Escola Gonçalo Nunes, Universidade Barcelos Sénior, Escola Secundária de Barcelinhos, Escola Secundária de Barcelos, EBI de Fragoso, Profitecla e das empresas Becri e Quinta & Santos.
© Copyright2019 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar