Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Amigos da Montanha registam vitória de João Rodrigues do Trans Peneda Gerês

08 Out 2020


O atleta dos Amigos da Montanha, João Rodrigues, foi o grande vencedor do Trans Peneda Gerês 165km realizado no último fim-de-semana. O atleta cumpriu a prova com nove mil metros de desnível positivo em 23h12m.

O Trans Peneda Gerês uniu quatro castelos localizados em Melgaço, Castro Laboreiro, Lindoso e Montalegre, atravessando o Parque Nacional Peneda Gerês.
A prova teve início às 7h no centro de Melgaço. João Rodrigues diz que “sabia que não iria ser fácil, mas logo na primeira subida, arrisquei com mais atletas chegando ao Castelo de Castro Laboreiro já com cinco minutos de vantagem em relação aos restantes”.
Ao quilómetro 36, na Senhora da Peneda, começou a aventura a solo de José Rodrigues que aproveitou o momento em que conseguiu uma pequena vantagem para o mais próximo adversário. No Castelo do Lindoso, ao quilómetro 58, já levava 34 minutos de distância para o segundo classificado. Este era o momento em que a prova entrava na parte mais dura - a Serra Amarela - e que levaria a fazer uma subida de mais de 1000 metros de desnível até aos 1350 metros de altitude para depois descer até a barragem de Vilarinho das Furnas. Já na Vila do Gerês, com os dois adversários mais próximos a 1h05 de atraso, a chegada da noite impunha uma maior atenção e a necessidade de um ritmo mais lento.
O objetivo de João Rodrigues era nesse momento acabar abaixo das 24h mas sem nunca dar a prova por vencida, apesar da grande distância sobre a concorrência, pois até à linha da meta tudo pode acontecer. O atleta dos Amigos da Montanha foi conseguindo manter o ritmo e aumentar até a distância que o separava dos restantes atletas, acabando às 6h12 de sábado no desejado castelo de Montalegre, com uma vantagem de 3h20 sobre o segundo classificado..
João Rodrigues preparou-se “muito bem para esta prova pelo local em que iria ser e queria muito deixar o meu nome ligado a está Serra”, menciona.

Nesta fase da pandemia “já estava conformado que este ano não iria haver provas e tinha deixado de treinar com a convicção e motivação de outros tempos. Mas está prova deu-me isso e a preparação foi mais forte que nunca pois queria representar os Amigos da Montanha o melhor que sei e conseguisse. A vitória foi a recompensa por tudo que tive que passar no treino, na alimentação e recuperação. Nem acredito que consegui ser o mais forte. Aos 42 anos de idade estar com esta forma física só prova que quem quer sempre alcança. Obrigado a todos aqueles que me incentivaram”, testemunha João Rodrigues.

Ainda em competição esteve Carlos Peixoto que apesar do ano muito difícil devido a lesões mostrou grande determinação, fazendo a prova em 40 horas.

















Fotos de Susana luzir, TPG e João Rodrigues













© Copyright2021 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar