QUERO SER SÓCIO
Artis Naturae

Artis Naturae é uma escola onde as salas de aula são a própria natureza. Esta "escola viva da natureza" procura o desenvolvimento sócio emocional de crianças em casas de acolhimento temporário, através da educação ambiental.

O objetivo do Artis Naturae é melhorar a qualidade de vida e aprendizagem de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e, nesse sentido, é desenvolvido nas casas de acolhimento de Barcelos – Casa de Acolhimento Paula Azevedo, APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e Casa do Menino Deus – em coordenação com a CPCJ de Barcelos.

A inovação social do Artis Naturae deu-lhe o prémio da Fundação BPI La Caixa no ano de 2020. O projeto dos Amigos da Montanha diferencia-se pela atuação junto de crianças institucionalizadas e, depois, porque a intervenção é contínua ao longo do ano, capacitando os cuidadores para a possibilidade de educação ambiental em continuidade nas instituições. O projeto piloto compreendeu um estudo de impacto junto das crianças, realizado pela Universidade do Minho através do Instituto de Educação e Psicologia, em conjunto com docentes do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho. 












Como funciona o Artis Naturae

Os Amigos da Montanha fornecem às instituições de acolhimento temporário, os implementadores deste projeto, as ferramentas e o conhecimento para estas desenvolverem o projeto Artis Naturae. O objetivo é que os seus efeitos sejam relevantes e duradouros e que abarquem as crianças que estão nas instituições no momento de implementação do projeto e todas as outras que venham a integrá-las no futuro.
O programa está dividido em quatro partes:
1 - Aula Naturae: as saídas de campos, onde as crianças exploram o espaço natural. De lupas, binóculos, com muita curiosidade e aventura, vale tudo para fazer deste espaço uma escola viva de aprendizagem e motivação.
2 - Clube Naturae: atividades científicas e ambientais que serão desenvolvidas dentro e pelas instituições, havendo oportunidade para fazer vulcões, manteiga, fósseis e até um herbário.
3 - Formação dos quadros técnicos das instituições para conseguirem implementar o club naturae dentro da instituição e garantir a continuidade deste género de atividades, utilizando um kit pedagógico com equipamentos.
4 - Conto Naturae: a hora de contar histórias às crianças e, ainda, teatralização de alguns contos através de voluntários de jovens de grupos de teatro, criando interação com as crianças.

Contacte-nos para mais informações do projeto.