QUERO SER SÓCIO
Associação

Os Amigos da Montanha - Associação de Montanhismo de Barcelinhos são uma Associação sem fins lucrativos, fundada a 6 de Julho de 1994 e oficializada em 27 de Janeiro de 1999, com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública desde o ano de 2008.

A Associação é uma entidade reconhecida para efeitos de mecenato ambiental e desportivo nos termos do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

Os Amigos da Montanha promovem atividades desportivas - fomentando a prática desportiva para todos e a formação de jovens através do desporto -, ambientais - através da educação ambiental e promoção de atividades de sensibilização -, e ações sociais - através da inclusão e angariação de apoios. Na missão desportiva, ambiental e social definida pela Associação para a prossecução dos seus objetivos, os fundos angariados nas atividades associativas são direcionados para a formação de crianças e jovens, apoio social, intervenção e educação ambiental e para a sustentabilidade dos Amigos da Montanha.

>> Ao nível social, os Amigos da Montanha atuam de forma regular na promoção de atividades de caráter solidário e ambiental através da realização de ações de angariação de fundos.

>> Ao nível ambiental atuam de forma regular na promoção de atividades de caráter ambiental com ações de limpeza, ações de sensibilização, reflorestações, ações de informação e com o projeto BiodiverCidade.

>> Ao nível desportivo desenvolvem de forma regular e reiterada atividades de lazer e de competição na natureza e promovem atividades desportivas de destaque, trazendo milhares de participantes ao concelho de Barcelos em eventos como o Trilho dos Moinhos, Maratona BTT 5 Cumes, Meia Maratona do Cávado, Jogos do Rio, Galo Night Run e Trail Amigos da Montanha e têm equipas desportivas de formação e seniores em diversas modalidades.

"Os Amigos da Montanha são os valores do associativismo e o espelho do convívio, do lazer e da amizade. São o grupo onde os praticantes percebem que podem unir a superação desportiva à amizade. E são voluntariado e um caminho construído com total dedicação, missão, valores, exigência, criatividade e inovação. E são sorrisos e boas gargalhadas que nos enchem de uma energia revigorante a cada desafio.

São da comunidade, comprometida com a formação de valores, a formação desportiva, ambiental e social. E são responsabilidade por essa mesma comunidade, compromisso a que a condição de uma Instituição de Utilidade Pública obriga, numa obrigação tão natural que cresce com prazer e orgulho. 

São a responsabilidade pela proteção do planeta, pela saúde, pelo lazer e pelo crescimento dos indivíduos através do desporto. E tudo isto porque são aquele grande grupo de amigos que caminha para atingir o cume, sentindo a brisa da montanha e o calor dos acampamentos, a fazer viver montanhas de aventuras desde 1999."



Valores
A amizade e o espírito de grupo e de entreajuda são a sustentabilidade dos Amigos da Montanha, que de forma apaixonada assumem riscos e desafios de um projecto sério, ambicioso e dinâmico.


Missão
A missão dos Amigos da Montanha é a promoção de actividades desportivas na Natureza, a preservação do Meio Ambiente e a Responsabilidade Social, estimulando o envolvimento da comunidade local.


Visão
Continuar o melhor desempenho no desenvolvimento das nossas atividades, representado pela satisfação dos associados, população, colaboradores e parceiros institucionais.


Atuação
Os AM atuam de forma regular e crescente na promoção de atividades desportivas, fomentando a prática desportiva para todos e a formação de jovens através do desporto, ambientais, através da educação ambiental e promoção de atividades de sensibilização, e sociais através da inclusão e angariação de apoios. Os fundos angariados nas atividades associativas são direcionados para a formação de crianças e jovens, para o apoio social, para a intervenção e educação ambiental e sustentabilidade dos AM.


Igualdade
Os AM fomentam o compromisso de igualdade no acesso aos órgãos sociais independentemente do género, raça ou classe social; promovem a formação desportiva gratuita e igualdade de oportunidades; nas modalidades praticadas e eventos realizados o acesso é igualitário independentemente do género, raça ou classe social; promovem a realização de atividades de inclusão social. A atuação dos Amigos da Montanha é baseada nos direitos humanos, na igualdade, com regulamentos e normas.