QUERO SER SÓCIO

Do fairplay à ética, da entreajuda à resiliência

Barcelos,01 demarço, 2023

João Lopes, do Ciclo da Ucha, ele que já tinha ajudado uma colega de prova na Maratona BTT 5 Cumes ao emprestar-lhe a bicicleta para que ela conseguisse subir ao mais alto lugar do pódio, voltou a ajudar, domingo, uma companheira de aventura para que também esta conseguisse um pódio no Trilho dos Moinhos. A generosidade de João Lopes valeu-lhe o Cartão Branco, projeto no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, que tem por base reconhecer condutas eticamente corretas, desenvolvidas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos, e ao qual os Amigos da Montanha aderiram recentemente. A João Lopes juntaram-se João Clemente (Bombeiros Voluntários Famalicenses) e Eduardo Mota (Bombeiros Voluntários de Viatodos), que pararam a sua prova para socorrer um betetista acidentado.

Ao palco foi ainda chamado Sérgio Moreira para receber um prémio pela sua resiliência, ele que terminou na posição 476, mas que completou mais 20 km do que os restantes atletas. Cerca de 10 km após a partida, Sérgio Moreira teve um problema num dos pedais da bicicleta. Não desistiu, decidiu regressar, só com um pedal, ao ponto de partida, pedir ajuda e voltar a fazer a prova de novo. 

Que exemplos de desportivismo e resiliência! Exemplos, todos eles, que fazem os Amigos da Montanha continuarem e quererem sempre mais quando o tema é desporto, ambiente, inovação social e lazer.