Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Doroteia Peixoto vence II Corta Mato de Barcelos

14 Nov 2016


Realizou-se no último domingo o II Corta Mato de Barcelos, uma prova organizada pelos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Associação de Atletismo de Braga, que contou com cerca de 300 atletas, de trinta equipas, a correrem junto ao Estádio Municipal de Barcelos.
Na sua segunda edição a prova foi, tal como aconteceu em 2015, escolhida pela Federação Portuguesa de Atletismo como prova de seleção feminina e masculina para o Campeonato da Europa de Corta Mato que se realiza em Chia, Itália, a 11 de Dezembro.

A pista, constituída por uma volta pequena de 500m, uma média de 1000m e uma grande de 2000m, foi instalada nos terrenos adjacentes ao Estádio Cidade de Barcelos e desenhada para ter um grau de visibilidade praticamente total, com subidas, descidas e curvas ao estilo do tradicional british cross country. Num dia excelente para prática da modalidade, o percurso, ainda com lama provocada pela chuva forte do dia anterior, mereceu críticas positivas por parte dos participantes.

Esta prova privilegia o desenvolvimento do atleta em formação na especialidade de cross, com grandes tradições nacionais, tendo recebido um grande número de participantes dos escalões mais jovens.
Para os Amigos da Montanha é uma honra ter, pelo segundo ano consecutivo, conseguido que esta fosse uma prova de seleção nacional, como salientou Vítor Almeida, diretor da Associação de Barcelinhos.

Na prova de 6 000 metros, no escalão sénior feminino Doroteia Peixoto, que corre com as cores dos Amigos da Montanha, venceu em casa com o tempo de 22m27s, seguida de Catarina Gonçalves do Sporting (24m13s) e Cátia Sofia do Maia AC (25m13s).

Já no sector masculino, no escalão de seniores da prova de 8km, triunfou Luís Mendes, do Maia AC, com 26m08s, seguido de Luís Saraiva, do SC Braga (26m24s) e Bruno Silva do Águias Alvelos (26m44s).

Na luta pelo europeu de cross esteve o escalão de sub-23. Sónia Ferreira a representar a UD Várzea e já pré-selecionada para os Europeus triunfou, correndo os 6km em 22m34s. Silvana Dias (22m38s), do Benfica subiu ao segundo lugar do pódio que ficou completo com Diana Almeida (23m03s), do Sporting.
Nos sub-23 masculinos, que correram a distância 8km, venceu André Pereira, também pré-selecionado para os europeus (26m00s), do Benfica, com um segundo de vantagem sobre o colega de equipa Hugo Ganchas. João Bértolo, do Maratona, foi o terceiro com o tempo de 26m13s.

Atletas dos Amigos da Montanha conquistam cinco lugares no pódio

A equipa de atletismo dos Amigos da Montanha, a correr em casa, garantiu cinco lugares no pódio com a 1ª posição de Doroteia Peixoto em seniores, a vitória de Beatriz Rios e o segundo lugar de Ana Margarida Araújo, em infantis e a 2.ª posição de Beatriz Senra e João Simões em Benjamins A e Infantis, respetivamente.
Na corrida de 8km, Augusto Costa foi o 7.º no escalão de seniores.
No escalão de Infantis, Beatriz Rios, que tem conquistado excelentes resultados com as cores barcelenses, venceu a prova de 2.000 metros e festejou no pódio com a colega de equipa Ana Margarida Araújo que ocupou o segundo lugar. Neste escalão, ainda de destacar a 5.ª posição de Bárbara Santos, o 6.º lugar de Francisca Veiga, o 11º de Ana Rita Carvalho, o 12.º de Inês Fernandes e 15.º de Beatriz Almeida.
Em infantis masculinos João Simões conquistou o segundo lugar do pódio e Diogo Azevedo terminou na 15.ª posição.
Mónica Costa em iniciadas percorreu 3.000 metros e finalizou na 5.ª posição. Ana Catarina Silva terminou em 13.º e Marilisa Araújo foi 14.ª. Em iniciados masculinos, Elias Miranda foi 14.º, Hugo Rodrigues 15.º, Virgílio Loureiro ocupou o 17.º lugar, Eduardo Santos o 19.º e Nuno Gajo o 21.º.
No escalão de benjamins A, Beatriz Senra alcançou o 2ª lugar do pódio. No outro escalão de Benjamins (B), Letícia Simões chegou à meta em 7º lugar e Carolina Rodriguez em 8º. Em masculinos, Guilherme Fontes terminou igualmente em 8º.


Fotos I
Fotos II

© Copyright2019 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar