Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

20 Outubro Fisgas do Ermelo
Lista de Inscritos
Inscrições
Apresentação
O Parque Natural do Alvão é o local escolhido para o primeiro percurso pedestre dos Amigos da Montanha do outono. As paisagens das Fisgas de Ermelo conquistam quem por lá passa e é esse cenário que será possível encontrar no percurso do dia 20 de outubro, com cerca de 15km. O PR3 - Fisgas de Ermelo tem início na aldeia de Ermelo, seguindo em direção às Catrinas, onde atravessa a ribeira de Fervença.Subindo até Varzigueto, os pedestrianistas vão ao encontro das magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e das imponentes Quedas de Água das Fiscas de Ermelo. A Cascata das Fisgas de Ermelo é uma da maiores quedas de água da Europa, com cerca de 200 m, cavadas pelas águas calmas mas perseverantes do rio Olo. Esta cascata não se precipita num único salto vertical, fá-lo em vários saltos ao atravessar progressivamente uma grande barreira de quartzitos num profundo socalco. As águas separam as zonas graníticas das zonas xistosa das terras envolventes.
No percurso ainda encontrarão as pequenas lagoas de água cristalina que convidam a banhos refrescantes, batizadas de Piocas de Cima pelo formato que assumem lembrando uma "pia".
O percurso atravessa de seguida o rio Olo e segue até ao Miradouro das Fisgas, onde é possível apreciar de uma outra perspectiva, não menos encantadora, as Fisgas de Ermelo.
Seguindo em direção ao Fojo, inicia-se a descida para o rio Olo, encontrando-se no percurso um acesso às Piocas de Baixo. Na ponte Abelheira faz-se a passagem do rio de regresso a Ermelo. Aqui o percurso passa por aldeias de ambiente rural, marcadas pela agricultura de lameiro e pelas construções de xisto e lousa, típicas desta zona de montanha.
É frequente encontrar gado bovino maronês a pastar e, nas zonas mais altas, os rebanhos de cabras bravias são presença comum.

« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2021 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar