|
 |
Informar, sensibilizar e ensinar num jardim colocado no centro histórico de Barcelos
16 Abr 2018
Os dias de chuva deram algumas tréguas para dizer Olá à Primavera no último sábado, numa iniciativa ambiental realizada pelos Amigo s da Montanha no centro histórico de Barcelos. As atrativas propostas dinamizadas ao longo do dia não deixaram indiferentes os mais de oito milhares de visitantes que passaram pelo área do “Olá Primavera”. A Av. da Liberdade vestiu-se a rigor como um espaço de sensibilização ambiental, transformando-se num jardim onde não faltou um, lago para momentos mais relaxados, ou uma bonita pérgula florida pelos Viveiros Serafins, parceiro nesta iniciativa que realizou um workshop de como tornar as nossa varandas floridas e ofereceu, conjuntamente com os viveiros municipais, mais de 1 800 plantas aromáticas, distribuídas gratuitamente ao longo do dia. Esta ação é um convite à promoção da biodiversidade em meios citadinos, uma vez que as floreiras urbanas se revestem de uma grande importância ecológica, representando autênticos oásis para a fauna urbana. Este é, também, um dos objetivos centrais do programa BiodiverCidade criado e dinamizado pelos Amigos da Montanha. No âmbito deste programa, o espaço contou com seis exposições dedicadas à biodiversidade do rio Cávado, à poluição de plásticos nos oceanos, às alterações climáticas, à importância das abelhas e `da conservação da diversidade das sementes vegetais e às Hortas de Chuva e foram realizados os workshops “Jardins Verticais” e “Comedouros para Aves”. No espaço infantil foram experimentadas as pinturas com pigmentos naturais e mais de uma centena de crianças foram recrutadas para a missão de salvar o planeta onde, a partir de um pequeno peddy paper, ficavam conhecedores das opções certas para se transformarem em heróis da natureza.
“Olá Primavera” é uma iniciativa dos Amigos da Montanha dedicada ao ambiente e, por isso, a principal mensagem era a da proteção do planeta transmitida através de diversas formas. A atividade contou com a parceria e participação de diversas entidades. O Município de Barcelos apresentou um espaço dedicado aos jardins sensoriais, dando a conhecer as texturas da natureza. Foram apresentados alguns projetos que são dinamizados junto da população como a vermicompostagem e o controlo dos jacintos de água no rio Cávado. Os produtos de agricultura biológica estiveram representados pela Biocelos que promoveu, também, uma ação informativa e de degustação os seus produtos. A Turma da Abelha trouxe uma colmeia e demostrou a importância das abelhas no nosso dia-a-dia na promoção da biodiversidade. O consumo sustentável esteve representado pela entidade Yoga e Granel que se dedica à venda de produtos biológicos em embalagens sustentáveis e amigas do ambiente. E porque a educação ambiental consiste também no bem-estar no meio natural foram dinamizadas duas aulas de yoga.
|
© Copyright2018 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)
|
| |