QUERO SER SÓCIO

Mais de uma centena de voluntários disse sim ao desafio de reflorestar Paredes de Coura

Barcelos,01 defevereiro, 2024


Contribuir para a biodiversidade e para uma paisagem mais resiliente aos desafios climáticos está no topo dos objetivos
No próximo sábado os Amigos da Montanha vão até Paredes de Coura para realizar uma ação de reflorestação. A intervenção decorre na freguesia de Vascões a partir das 9h15, nos terrenos da Pista Permanente de XCO, e conta com o apoio Município de Paredes de Coura e Junta de Freguesia de Vascões. 
Feito o desafio pelos Amigos da Montanha a associados, escolas e empresas, cerca de 120 pessoas responderam afirmativamente. São crianças, jovens e adultos que vêm de várias zonas do Minho com o intuito de, ao “plantar uma árvore, plantar um planeta mais sustentável” e, simultaneamente, viver um dia de partilha, interações entres grupos e convívio. No final da ação será realizado um almoço convívio entre todos os voluntários.
A plantação de árvores tem um papel fundamental ao atuar como sumidouro do dióxido de carbono e como reservatório de água. A importância destas ações traduz-se na fixação de gases de efeitos de estufa, na criação de uma paisagem mais resiliente aos desafios climáticos e na riqueza da biodivesidade. São fio condutor destas ações os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para o bem-estar das comunidades, paa a qualidadede vida e a saúde fisica e mental.
Através desta ação, respondemos ainda ao objetivo de Parcerias para o Impacto, envolvendo a comunidade local atavés de instituições e voluntários. De notar, também, a presença de empresas parceiras dos Amigos da Montanha, contribuindo para a sua responsabilidade social dentro da comunidade.
No sábado, de forma a naturalizar o espaço serão realizadas ações de fixação de taludes e criadas zonas de sombra para uma melhor prática desportiva e com menor impacto no espaço natural. O local está situado na Paisagem Protegida do Corno de Bico e merece a nossa maior atenção pela riqueza natural que apresenta e a sua importância para os ecossistemas da região.
Ao integrar a pista de XCO, este espaço a intervencionar é, também, um palco privilegiado do desporto, uma área que os Amigos da Montanha desenvolvem em harmonia com a vertente ambiental. Os Amigos da Montanha colaboraram com a autarquia no desenvolvimento desta pista, com o apoio técnico na vertente desportiva através da definição e implementação dos percursos de BTT. A Paisagem Protegida do Corno do Bico integra a antiga colónia agrícola de Vascões, uma das sete instauradas na década de 50 em Portugal. 
Desde a sua formação, os Amigos da Montanha trabalham junto da comunidade através de ações de sensibilização e intervenção, contribuindo para a melhoria do estado ambiental. Sempre consideraram o espaço natural como um loca de reverência, tendo realizado inúmeras atividades de conservação, reabilitação e proteção de ecossistemas em diversas zonas e, também, através das provas desportivas que realiza. Ao longo dos anos, a associação já plantou mais de 15 mil árvores, nomeadamente em zonas afetadas pelos incêndios. Também o espaço a intervencionar no próximo sábado, tem sido palco de incêndios ao longo dos últimos anos, tornando ainda mais relevante que continuemos a reflorestar e, assim, recuperar a área ardida.