Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
« VOLTAR AS NOTÍCIAS Notícias

Maratona BTT 5 Cumes 2014 "10 anos"

27 Jun 2014

A décima edição da Maratona BTT 5 Cumes será no dia 21 de Setembro em Barcelos e as inscrições abrem no próximo dia 1 de Julho.

Este ano, a maratona comemora 10 anos, facto esse, que vai ser motivo para várias iniciativas ligadas a esta efeméride. Mais uma vez os 5 cumes pontua pelo quarto ano consecutivo para a Taça de Portugal XCM/SportZone e será também uma das provas a contar para a Taça de Portugal de Atletas com Deficiência. Recorde-se que nos últimos 3 anos (2011, 2012 e 2013) os 5 cumes contou com cerca de 9 000 inscritos, sendo assim uma das provas com mais participantes ao nível nacional.

Existirão em simultâneo três provas com três distâncias diferentes: a Maratona da Taça de Portugal XCM, para Atletas Federados UVP/FPC (Feminina, Masculina e Atletas com deficiência), a Maratona 5 cumes para Atletas Não Federados e a Meia Maratona 3 Cumes, para Atletas Não Federados. A distância das provas será de 90km na Maratona Masculina (5 Cumes) atletas federados e não federados; 80 km na Maratona Feminina, atletas federadas e não federadas e Masters C e D – atletas federados; 50 km – Meia Maratona Masculina e Feminina (3 Cumes), para atletas não federados e atletas com deficiência. Uma característica que os Amigos da Montanha têm introduzido em todas as edições é a renovação do percurso em cada ano, inserindo cumes diferentes e percursos que dêem a conhecer novos trilhos do concelho e este ano também do nosso concelho vizinho Ponte de Lima, com a introdução de 3 novos cumes. Este é um fator que tem sido também destacado fazendo com que um grande número de atletas repita a participação nas várias edições. Em 2014, os participantes vão regressar à parte norte do concelho para percorrerem novos trilhos e atingirem novos cumes, com passagem pelo concelho de Ponte de Lima onde terão 3 cumes para conquistar. Regressa também os cumes de S. Gonçalo e S. Mamede, os dois cumes mais altos do nosso concelho e ainda os cumes de S. Cristovão, Nora e Vacaria (Ponte de Lima).

Os cumes são um motivo de diferenciação da prova já que o conceito da “Maratona 5 Cumes” prima pelo cumprimento de objetivos intercalares específicos – os cumes - nos quais os participantes sentem a sua conquista e assim têm uma sensação de evolução de etapas “palpáveis” e não meramente indicativas ou por controlo parcial O programa da Maratona terá no sábado, 21 de Setembro, um Passeio BTT Júnior, uma novidade introduzida em 2012 que captou grande número de adeptos. O Estádio Cidade de Barcelos voltará a ser palco para a partida e a meta da prova, bem como para a área de animação preparada pelos Amigos da Montanha para os acompanhantes dos atletas que participam na prova, mas também ao público em geral. As inscrições para atletas não-federados realizam-se em www.amigosdamontanha.com. O valor de participação é 16,50€.

Os atletas recebem um jersey de manga comprida, um par de peúgas de BTT do evento, um brinde alusivo aos 10 anos e ainda um prémio finish (3 cumes e 5 cumes). Para todos os inscritos é disponibilizado um plano de treinos desenhado empresa parceira “Bike Treino”.

© Copyright2020 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar