QUERO SER SÓCIO

Paisagem Protegida de Corno de Bico recebe 500 árvores em dia de muito convívio entre voluntários

Barcelos,06 defevereiro, 2024

A Ação de Reflorestação, realizada no último sábado, em Paredes de Coura, permitiu plantar mais de 500 árvores na área de paisagem protegida do Corno do Bico. A ação realizada no âmbito do programa BiodiverCidade dos Amigos da Montanha com o apoio do Município de Paredes de Coura, traduz a compromisso da Associação mas, também, de todos os envolvidos com a construção de um mundo mais verde e sustentável.

E foi mais de uma centena o número de voluntários que disse sim a este desafio ambiental. A boa disposição, o empenho em concretizar a tarefa e o magnífico dia de sol foram ingredientes de primeira qualidade para uma ação marcada também pelo convívio a que não faltou o coro de parabéns para o António, que se voluntariou para esta efloestação e passou o dia de aniversário a cuidar do Planeta e da sua biodiversidade. Pegando nas Bétulas, nos Medronheiros ou Cavalhos Alvarinho todas saíram em alegria pelos montes com as suas espécies, espeitando os locais indicados para a espetiva plantação. Antes já se tinha ouvido as explicações sobre a ação e confratenizado à mesa com café e chá, acompanhados de um bolinho. No final, todos se reuniam novamente para almoçar e comemorar o final de uma manhã a cuidar da natureza, pelo Planeta e pelas Gerações Futuras. E como os braços foram muitos a trabalhar ainda sobrou tempo para uma caminhada entre a Pista Permanente de XCO, onde decorreu a ação, e o CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental.

Presente na reflorestação, o vereador Tiago Cunha, da Câmara Municipal de Paredes de Coura, reforçou a relevância desta ação e a parceria que tem existido entre a autarquia e os amigos da Montanha e de que é exemplo o apoio da associação na implementação da Pista de XCO.

Os Amigos da Montanha agradecem o valioso voluntariado colaborativo ambiental, que contribuiu ativamente na manutenção do equilíbrio ecológico e na mitigação das alterações climáticas.

A plantação de árvores tem um papel fundamental ao atuar como sumidouro do dióxido de carbono e como reservatório de água. A importância destas ações traduz-se na fixação de gases de efeitos de estufa, na criação de uma paisagem mais resiliente aos desafios climáticos e na riqueza da biodivesidade. São fio condutor destas ações os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para o bem-estar das comunidades, paa a qualidadede vida e a saúde fisica e mental.

Através desta ação, respondemos ainda ao objetivo de Parcerias para o Impacto, envolvendo a comunidade local atavés de instituições e voluntários. De notar, também, a presença de empresas parceiras dos Amigos da Montanha, contribuindo para a sua responsabilidade social dentro da comunidade.

No sábado, de forma a naturalizar o espaço, foram realizadas ações de fixação de taludes e criadas zonas de sombra para uma melhor prática desportiva e com menor impacto no espaço natural.