Secção criada pelos AM em 2000
O Pedestrianismo apresenta-se como a modalidade mais simples do Montanhismo, acessível a toda a gente, seja qual for a sua idade, dependendo da preparação física. Caminhar proporciona um contacto directo com a natureza e as populações locais, tendo sempre presentes normas de conduta que contemplam o respeito das mesmas. No Pedestrianismo percorrem-se distâncias, curtas ou longas, descobrindo caminhos tradicionais em meio rural, trilhos nas serras e nas faixas costeiras, ou explorando, mesmo, um percurso urbano. Nos últimos anos, o Pedestrianismo tem vindo a ocupar um lugar cada vez maior na sociedade, proporcionando o contacto da população urbana com zonas rurais e de montanha, de uma forma ordenada, pelo que a procura destes percursos tem vindo a aumentar. Por outro lado, os percursos pedestres são infra-estruturas turísticas, uma forma de divulgar as regiões e os caminhos tradicionais das zonas rurais e de montanha, numa altura em que cada vez se valoriza mais o "Turismo Verde" ou "de Natureza". Constituem objectivos fundamentais dos Amigos da Montanha a promoção da prática do Pedestrianismo, como actividade desportiva não competitiva e de lazer activo, bem como a preservação e valorização do património natural, cultural e humano, fomentando o intercâmbio cultural entre as pessoas, através do conhecimento de gentes, costumes e tradições. Dado que se pretende que o maior número de pessoas, das mais variadas idades e preparação física, possam participar nesta actividade, os Percursos que desenvolvemos procuram ser diversificados, tanto ao nível da zona geográfica onde decorrem, como das temáticas abordadas e visitadas e do grau de dificuldade. Como tronco comum têm sempre o facto de decorrerem em locais que proporcionem contacto com a Natureza e com realidades culturais diversificadas (desde sítios arqueológicos a casas solarengas ou igrejas, passando por paisagens agrícolas, montes ou pelo meio de aldeias).
|