Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio
Director-geral: João Carlos Gomes
Directores operacionais: Agostinho Costa; Palmira Caridade; Sérgio Magalhães


pedestrianismo@amigosdamontanha.com

Secção criada pelos AM em 2000

O Pedestrianismo apresenta-se como a modalidade mais simples do Montanhismo, acessível a toda a gente, seja qual for a sua idade, dependendo da preparação física. Caminhar proporciona um contacto directo com a natureza e as populações locais, tendo sempre presentes normas de conduta que contemplam o respeito das mesmas.
No Pedestrianismo percorrem-se distâncias, curtas ou longas, descobrindo caminhos tradicionais em meio rural, trilhos nas serras e nas faixas costeiras, ou explorando, mesmo, um percurso urbano.
Nos últimos anos, o Pedestrianismo tem vindo a ocupar um lugar cada vez maior na sociedade, proporcionando o contacto da população urbana com zonas rurais e de montanha, de uma forma ordenada, pelo que a procura destes percursos tem vindo a aumentar.
Por outro lado, os percursos pedestres são infra-estruturas turísticas, uma forma de divulgar as regiões e os caminhos tradicionais das zonas rurais e de montanha, numa altura em que cada vez se valoriza mais o "Turismo Verde" ou "de Natureza".
Constituem objectivos fundamentais dos Amigos da Montanha a promoção da prática do Pedestrianismo, como actividade desportiva não competitiva e de lazer activo, bem como a preservação e valorização do património natural, cultural e humano, fomentando o intercâmbio cultural entre as pessoas, através do conhecimento de gentes, costumes e tradições.
Dado que se pretende que o maior número de pessoas, das mais variadas idades e preparação física, possam participar nesta actividade, os Percursos que desenvolvemos procuram ser diversificados, tanto ao nível da zona geográfica onde decorrem, como das temáticas abordadas e visitadas e do grau de dificuldade.
Como tronco comum têm sempre o facto de decorrerem em locais que proporcionem contacto com a Natureza e com realidades culturais diversificadas (desde sítios arqueológicos a casas solarengas ou igrejas, passando por paisagens agrícolas, montes ou pelo meio de aldeias).

Data Tipo Local  
14 de novembro Caminho de Santiago da Costa - 3ª Etapa 3ª Etapa + info
17 de outubro Caminho de Santiago da Costa - 2ª Etapa 2ª Etapa + info
19 de setembro Caminho de Santiago da Costa - 1ª Etapa 1ª Etapa + info
7 de junho Caminhada da Família Barcelos + info
16 e 17 de maio Percurso Ilhas Cies Ourense + info
18 de abril Geira Romana Terras de Bouro + info
7 de março Serra da Cabreira Vieira do Minho + info
8 de fevereiro Lagoas de Xertelo Xertelo INSCREVE-TE
18 janeiro Rota dos Espigueiros - Lindoso Ponte da Barca + info
© Copyright2020 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar