Apresentação
Que bela forma de começar o ano das nossas caminhadas. Será por terras de Alto Minho que, todos sabemos, nos envolvem numa dança rodopiando entre cores pinceladas por caminhos que, muitas vezes, parecem que ainda não foram descobertos. Os recantos que ali estão como que por magia, o musgo que envolve os muros dando-lhe uma beleza imaculada ou as águas que correm para que os nossos ouvidas se sintam embalados, e assim a natureza que nos recebe e sabemos que ela fica feliz se a visita for preenchida de interesse e cuidado.
Escolhemos o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas (PR2 VNC) e alguns outros caminhos que com ele se cruzam na freguesia de Covas -Vila Nova de Cerveira- para a estreia do pedestrianismo em 2023. Faz parte do roteiro das Aldeias de Portugal e é fácil perceber porquê. A Aldeia de Covas destaca-se pela sua beleza natural e pela harmonia entre a montanha, o vale e o rio. É neste deslumbrante itinerário que somos mergulhados para descobrir os recantos naturais da aldeia.
Seguindo o caminho delineado para esta nossa experiência, acompanhamos o serpenteante Rio Coura de águas limpas que correm no seu ritmo desde as montanhas do Corno de Bico até ao rio Minho. A fauna e a flora aí existente merecem o nosso olhar desperto.
Seguindo o percurso do curso no sentido jusante, o rio mostra-nos os melhores caminhos a meia encosta, quase sem desnível. Mas é nosso fiel companheiro e dá-nos um pouco mais, permitindo-nos esse glorioso desfrutar das frondosas árvores autóctones, como o carvalho-alvarinho, que vão surgindo ao longo da nossa rota, proporcionando sombras ideais para desfrutar com quem nos faz companhia neste dia.
Além da beleza natural e paisagística que nos recebe de braços abertos e nos envolve para a descoberta, o percurso abarca valores culturais relacionados com a arqueologia industrial hidroelétrica, elementos que o complementam enquanto os nossos passos acompanham uma levada que conduzia água da barragem para a velha Central hidroelétrica. Foi a segunda central hidroelétrica a ser construída em Portugal e está, atualmente, convertida num pequeno espaço museu.