Amigos da Montanha
Instituição de Utilidade Pública



SUBSCREVER
Newsletter
.
 
Patrocinadores Oficiais
Apoio
Sponsor Oficial de Impressão
Faz-te Sócio

20 de janeiro Percurso Pedestre Cascatas de Fervença
Lista de Inscritos
Inscrições
Fotografias
Apresentação

Em 2018, as atividades de pedestrianismo começam no concelho de Paços de Ferreira com o percurso pedestre “Cascatas de Fervença" no dia 20 de janeiro. Este percurso é linear e decorre durante cerca de 15km com dificuldade média/baixa.

Este percurso começa na Citânia de Sanfins classificado pelo IPPAR como monumento nacional, que fica situada num planalto, numa posição cimeira, que lhe conferia uma grande segurança face às invasões. É hoje um dos principais testemunhos da cultura castreja do noroeste peninsular, ocupando cerca de 18 hectares, a antiga cidade do séc. II a.C. desempenhou um papel de grande metrópole e de centro cultural de toda a região. Desse local, surge uma paisagem privilegiada sobre os vales de Vizela e do Sousa e ainda para as serras distantes da Cabreira, do Marão e do Alvão.

Continuando a caminhada, já no concelho de Santo Tirso, tempo para uma passagem pela nascente do rio Leça e, depois, pelas cascatas de Fervença, dignas de uma paragem para desfrutar da beleza do local.
O percurso segue para o Castro do Monte Padrão ou antigo Castro do Monte Córdova (cidade fortificada pré-romana). É constituído por vestígios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão e está classificado pelo IPPAR como monumento nacional desde 1910. O percurso termina no Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

Fotografias


« Voltar
INSCREVER-ME
© Copyright2019 Amigos da Montanha. Todos os direitos reservados.
Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº 138 2ª Série de 18 Julho 2008)



Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar