QUERO SER SÓCIO

Testemunhada pelo Atlântico e acompanhada pelo Cávado… a Meia Maratona que foi um sucesso

Barcelos,16 deabril, 2023


A primeira Meia Maratona do Cávado, organizada pelos Amigos da Montanha, com o apoio das Câmaras Municipais de Barcelos e Esposende, juntou mais de 1.500 participantes. A iniciativa, que uniu os dois concelhos em torno do desporto, revelou-se um sucesso.

Os receios normais por parte da organização de algum evento que acontece pela primeira vez são absolutamente normais. Mas o sucesso alcançado este domingo, balizado pela satisfação generalizada dos participantes e pelos rostos sorridentes e satisfeitos dos atletas, apesar de cansados, foram a prova que faltava de que a primeira edição da Meia Maratona do Cávado fui um sucesso. Para o ano, o que se poderá pedir é que tudo corra, pelo menos, de igual forma.

A iniciativa foi organizada pelos Amigos da Montanha, em parceria com as Câmaras Municipais de Barcelos e Esposende. E foi precisamente em Esposende que assentaram arraiais os atletas que se predispuseram a uma grande aventura pela Estrada Nacional 103.1. Com o Atlântico como testemunha e o Cávado como companheiro, centenas de atletas enfrentaram as altas temperaturas de um dia de primavera e percorreram os 21 km que compuseram a Meia Maratona do Cávado.

A meio do percurso, na freguesia de Perelhal, a Senhora do Alívio abençoava o dia de todos aqueles que quiseram dedicar o último domingo ao desporto. De lá, do centro da freguesia, em ambiente de festa e depois do aquecimento pelo Máximo Gym, partiu a mini maratona e a caminhada.

À meia maratona, à mini e à caminhada juntou-se a milha urbana – uma das seis provas do Circuito de Milhas da Associação de Atletismo de Braga –, num total de mais de 1.500 participantes. E que empolgante foi ver pais, irmãos e restante família a acompanhar e a aplaudir os mais pequenos que completaram e venceram a milha urbana. Vencer é importante, mas partilhar as vitórias, principalmente quando elas são conquistadas em ambiente de fair-play, companheirismo e entreajuda, aí o sabor não tem igual!

Uma prova a repetir em 2024

Presentes na cerimónia de entrega dos prémios os autarcas de Barcelos e de Esposende, respetivamente, Mário Constantino e Benjamim Pereira, enalteceram a organização de um evento que “envolveu uma logística gigantesca e que mobilizou dois concelhos, em prol do desporto, de uma vida ativa e saudável”. Louvando a coragem do Amigos da Montanha, os presidentes de Câmara reiteraram o apoio para que a Meia Maratona do Cávado regresse em 2024.

Mário Constantino destacou “o civismo e o entusiasmo” com que as populações receberam a prova. “O tempo ajudou e as populações tiveram a tolerância e a paciência necessárias e deram apoio aos atletas. O Amigos da Montanha estão de parabéns e este evento é para continuar”. Por sua vez, Benjamim Pereira afirmou que a prova é sinal de sinergia: “Esta prova nasceu de uma ideia muito feliz e os Amigos da Montanha estão de parabéns, pois juntaram-se aqui as sinergias de dois municípios. Não sei se é algo de novo, mas é uma nova forma de vivenciar o exercício dos cargos autárquicos. É uma maneira de não olhar para o território com barreiras geográficas e administrativas, mas para juntar sinergias”.

Já o presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves, louvou “a festa do atletismo” e afirmou que “valeu a pena o esforço” na organização de uma prova com uma logística “incrível e muito exigente”, que envolveu o corte de trânsito numa Estrada Nacional, e o envolvimento de várias equipas de voluntários para que nada falhasse nos três pontos: Esposende, Perelhal e Barcelos. Américo Alves agradeceu o apoio das Câmara de Barcelos e Esposende, mas também da Junta Autónoma das Estradas e das Juntas de Freguesias afetadas pelo traçado da prova.

Cartão branco para Aurora Cunha

A par de Dulce Félix, também Aurora Cunha, embaixadora do Plano Nacional da Ética no Desporto, foi embaixadora da Meia Maratona do Cávado. A antiga atleta olímpica e tricampeã mundial de estrada recebeu o Cartão Branco atribuído pelos Amigos da Montanha, depois de ter sido a primeira a socorrer Susana Godinho, vencedora da prova feminina, que se sentiu mal após cortar a meta. Só assim vale a pena! Com entreajuda e desportivismo. 

Em termos de resultados, a primeira Meia Maratona do Cávado foi ganha por Said Ameqrene e Susana Godinho. Já a mini-maratona foi vencida por Mihali Lalev e Jéssica Pontes. Doroteia Peixoto, atleta dos Amigos da Montanha e rosto da Meia Maratona do Cávado, terminou na segunda posição, em M40, à frente de Dulce Felix, uma das embaixadoras da prova. Também dos AM, Augusto Costa foi o grande vencedor, em M55.