QUERO SER SÓCIO
Pedestrianismo

Pedestrianismo

 
menu
< VOLTAR

Pateira, usualmente designada como Pateira de Fermentelos, é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, localizada entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência dos rios Cértima e Águeda, junto à Ponte de Requeixo, e inserida na bacia hidrográfica do rio Vouga. Insere-se na REDE NATURA 2000 e integra a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro PTZPE0004, sendo uma importante e extensa zona húmida com cerca de cinco km². O rio Águeda, principal afluente do rio Vouga, nasce na serra do Caramulo e resulta da junção da ribeira de Monte Teso com a ribeira de Bezerreira. Com uma bacia de 971,8 km², percorre cerca de 35 km até confluir com o rio Vouga junto a Eirol, a cerca de 2,5 km a jusante da Pateira de Fermentelos.

O percurso pedestre desenvolve-se em espaço natural e seminatural, por entre amieiros, freixos, carvalhos, loureiros, choupos e eucaliptos, mas também junto ao caniço e bunho da zona húmida, onde surgem habitats de importância comunitária, destacando-se a diversidade biológica e a heterogeneidade de paisagens que se podem trilhar, incluindo áreas associadas ao mosaico paisagístico Bocage.

Ao longo do trilho, podem ser observadas espécies como a garça-vermelha, o milhafre-preto, a águia-sapeira, a águia-de-asa-redonda, o guarda-rios, o pernalonga, o pato-bravo e o galeirão, entre muitas outras espécies de garças, passeriformes, rapinas e anatídeos. O próprio termo Pateira designa, na sua etimologia, a abundância de patos.

A diversidade de habitats permite a sustentação destas comunidades, bem como de outros grupos como peixes, répteis, anfíbios, insetos, moluscos e mamíferos, incluindo a lontra, o ouriço-cacheiro e a raposa, que podem ser observados ao longo do trajeto. O pedestrianista contacta de perto com vestígios de atividades do passado, elementos ligados ao património histórico local, à geologia e às atividades tradicionais. Destacam-se ainda as embarcações de madeira, as bateiras, ancoradas nas margens da lagoa e dos rios Cértima e Águeda, que convidam a passeios numa próxima visita.

PR 1 da Pateira ao Águeda é um percurso pedestre de pequena rota que decorre por caminhos e territórios das freguesias de Ois da Ribeira e de Espinhel, unindo as margens da Pateira às do rio Águeda e ligando as duas freguesias.

>> Ponto de encontro: Sede dos Amigos da Montanha - Barcelinhos 

>> Partida: 07h45 

>> Chegada: 18h00

*Almoço volante da responsabilidade do participante.