QUERO SER SÓCIO
Ética Desportiva

Na atuação associativa foi sempre linha condutora a responsabilidade social, unindo para isso as vertentes do desporto, ambiente e responsabilidade social.

Formar atletas mas, sobretudo, formar indivíduos ativos e plenamente conscientes do seu papel de cidadania é o mote para todo o projeto de formação dos Amigos da Montanha.

Este projeto, juntamente com todas as iniciativas desenvovidas ao longo dos anos, as práticas de boa governança e a intervenção na comunidade, mereceram o reconhecimento do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude através do PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto com a atribuição da Bandeira da Ética.

Esta é a evidência que objetivamos para a nossa formação: o propósito de formar atlletas mas, sobretudo, formar jovens com competências pessoais e interpessoais e competências sociais.

Os Amigos da Montanha têm a missão de continuar a promover os valores da ética desportiva, através das boas práticas da associação. 


Para saber mais sobre a ética desportiva, consulta o site do Plano Nacional de Ética no Desporto
















Move-te por valores!















"Como todos bem sabemos, o desporto é um veículo de desenvolvimento físico e mental para quem o pratica, sobretudo para os mais jovens, estimulando também a vivência e o fortalecimento de valores pessoais e sociais. Os praticantes desportivos são disciplinados, desenvolvem rotinas de ida aos treinos e de cumprimento de horários. Trabalham em equipa, cada um com a sua função e responsabilidade, entreajudam-se e habituam-se a saber estar, a respeitar as regras e a respeitar o próximo. O desporto desempenha um papel muito importante na socialização e na nossa postura como cidadãos na sociedade.
Há quase um ano que vivemos dias muito invulgares devido à pandemia provocada pelo coronavírus. Embora comece a haver uma luz ao fundo do túnel com as várias vacinas eficazes e seguras entretanto surgidas, a crise de saúde pública que atravessamos testou e continuará a testar a nossa resiliência e a convocar amplamente a nossa responsabilidade como desportistas, como indivíduos e como comunidade.
E em momentos difíceis da vida, como este, os ensinamentos e vivências do desporto fazem certamente diferença! Pois, o desporto ensina-nos a Resistir, as circunstâncias são difíceis, mas vamos persistir e certamente superar esta experiência negativa, a Ter disciplina, aceitando e cumprindo as regras sanitárias como aceitamos e cumprimos as regras do jogo, a Respeitar, a nós próprios, aos outros e às organizações, e a Ser solidário, procurando apoiar e ajudar os outros, dentro dos limites e das possibilidades de cada um.
Não há espaço para complacência, devemos permanecer firmes. As ações de cada indivíduo afetarão o resultado final desta grande equipa.
Fazemos parte de um todo! Se cumprirmos tudo isto, a nossa equipa irá vencer!

José Lima e Esmeralda Gonçalinho, equipa do PNED, abril de 2021"