QUERO SER SÓCIO
Pedestrianismo

Pedestrianismo

 

Na segunda atividade de 2024 vamos até à freguesia de Salto, no concelho de Montalegre, para percorrer o trilho circular com cerca de 16 km.
Segundo a lenda, o nome de Salto, deriva da misteriosa mudança da imagem da Senhora, do lugar de Oliveira, para o sitio onde seria construída, há mais de mil anos, a igreja velha; o povo devoto achou que se a Senhora dava o “salto” para este lugar era porque desejava que lhe construíssem um espaço de culto ali e por isso foi decidido construir uma capela para acolher a Senhora, nascendo a nova aldeia em seu redor, a qual recebeu o nome de Nossa Senhora de Salto ou Santa Maria do Salto, em honra “do salto da Senhora” de terras de Oliveira para este novo lugar. Salto foi elevada a vila em 1995, 

Neste percurso, começamos com uma visita ao eco museu do Barroso- casa do capitão e seguimos por entre campos verdejantes onde a água é abundante nos ribeiros e às vezes nos caminhos, por bosques de carvalho e de pinheiro e lugares com casario, sendo que num deles viveu e casou D. Nuno Álvares Pereira. Passamos também por uma capela típica desta região dedicada a S. João. Ainda no percurso, passamos junto ao rio Torrão e aldeamento da Borralha, local onde se fazia a exploração de volfrâmio nas conhecidas minas. No final, tempo ainda para uma a visita ao eco museu das Minas da Borralha, exploração que fechou 1986.

Horário: 7h45
Local: Sede dos Amigos da Montanha - Barcelinhos

Horário de regresso: 18h30

A inscrição inclui transporte desde a sede dos Amigos da Montanha até ao local de início da caminhada e de regresso a Barcelinhos.
A inscrição inclui seguro acidentes pessoais.
Alimentação a cargo do participante.