QUERO SER SÓCIO
Projetos
Artis Naturae
Artis Naturae é uma escola onde as salas de aula são a própria natureza. Esta "escola viva da natureza" procura o desenvolvimento sócio emocional de crianças em casas de acolhimento temporário, através da educação ambiental. O objetivo do Artis Naturae é melhorar a qualidade de vida e aprendizagem de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e, nesse sentido, é desenvolvido nas casas de acolhimento de Barcelos – Casa de Acolhimento Paula Azevedo, APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e Casa do Menino Deus – em coordenação com a CPCJ de Barcelos.

A inovação social do Artis Naturae deu-lhe o prémio da Fundação BPI La Caixa no ano de 2020. O projeto dos Amigos da Montanha diferencia-se pela atuação junto de crianças institucionalizadas e, depois, porque a intervenção é contínua ao longo do ano, capacitando os cuidadores para a possibilidade de educação ambiental em continuidade nas instituições. O projeto piloto compreendeu um estudo de impacto junto das crianças, realizado pela Universidade do Minho através do Instituto de Educação e Psicologia, em conjunto com docentes do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho. 

À procura da BiodiverCidade

“À procura da BiodiverCidade” é a rubrica que resulta de uma parceria entre os Amigos da Montanha e a rádio Barcelos, onde semanalmente à 5ª feira e ao fim-de-semana entramos em casa do Barcelenses para falar de ciência, ambiente e biodiversidade.













BeeSOStainable 
O BeeSOStainable é um projeto da Associação Amigos da Montanha, criado com o principal objetivo de tornar a comunidade mais sustentável. A conservação das abelhas e outros insetos polinizadores são o ponto de partida para um projeto de intervenção social com impacte ambiental. “Promover a vida na Terra e uma sociedade inclusiva será mais fácil com o BeeSOStainable” é o conceito que conduz o projeto.

Clube de ciência
O Clube de Ciência é um projeto do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho em parceria com os Amigos da Montanha.
O objetivo primeiro é o desenvolvimento de competências de ordem social baseadas num conhecimento da ciência e na motivação pela aprendizagem como fator de relevo na formação de cidadãos plenamente conscientes do papel interventivo que podem ter na comunidade e da capacitação para a superação dos desafios futuros através de ferramentas atrativas e capazes de gerar resultados ao nível das designadas soft skills, cada vez mais importante no empoderamento dos indivíduos.
O Clube de Ciência, através da promoção de atividades em espaço natural e de experiências científicas, será um meio para motivar vivências positivas essenciais na construção da personalidade das crianças e jovens beneficiários desta ação. Ao mesmo tempo em que é gerado um contributo para a sua formação como cidadãos, são colocadas ao seu dispor ferramentas e metodologias para que os estudantes consigam melhorar o seu desempenho escolar e para que desenvolvam uma série de competências fundamentais na resolução de situações e na sua atuação no dia-a-dia.