Já começou mais uma edição dos Jogos do Rio. Em ambiente de festa e desportivismo, a 22.ª edição daquela que é a iniciativa mais antiga do calendário de atividades dos Amigos da Montanha voltou depois de dois anos de interregno, devido à pandemia. O regresso ao areal de Barcelinhos ficou, por isso, marcado por alguma nostalgia durante a tarde do último sábado.
Os Amigos da Montanha associaram-se às comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e coube a esta instituição dar o mote para o início da 22.ª edição dos Jogos do Rio, ao transportar a Bandeira da Ética, atribuída à Associação pelo IPDJ, em 2020, as bandeiras da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos, entidades parceiras neste e noutros eventos promovidos pelos Amigos da Montanha, assim como a própria bandeira da corporação. À curta viagem entre as duas margens do rio Cávado seguiu-se um momento musical, protagonizado pelo grupo Montadores, constituído por sócios dos AM.
Na cerimónia de abertura, o Presidente dos AM, Américo Alves, lançou um desafio às entidades presentes: “Este espaço merece mais e melhor. Contamos com a colaboração do Município, que já tem ajudado, mas podemos fazer mais, fazer disto uma praia fluvial. Este areal, mais do que os Jogos do Rio, merece ser um espaço para todos os barcelenses e todos os que visitam Barcelos”. Já o coordenador dos Jogos do Rio, Lim, destacou o espírito de fairplay subjacente a todo o evento e o Presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, Rui Peixoto, felicitou os AM pela organização de uma atividade que “muito orgulha Barcelinhos, numa combinação perfeita entre espaço natural, zona histórica e o verde das margens do Cávado”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Mário Constantino, também deu os parabéns aos AM pela organização “consistente e muito profissional” dos eventos. “Estes Jogos do Rio são, efetivamente, exemplo disso, mas com a particularidade de reunir vertentes muito importantes: desporto, lazer, proteção e salvaguarda do meio ambiente, mas também respeito pelas tradições e identidade de Barcelinhos. O desfio que o presidente dos AM nos fez, de olhar para o rio, é um desafio que abraçamos com toda a força. Queremos efetivamente dar um destaque muito grande ao nosso rio e queremos mais do que isso, queremos que seja o motor de desenvolvimento de Barcelos”. Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, afirmou o seguinte: “Estou convicto que, com este envolvimento e este compromisso do presidente da Câmara, o desígnio dos AM e de todos os barcelenses quanto ao rio poderá concretizar-se. E os Jogos do Rio servem para alertar, movimentar e aproximar as pessoas do rio, algo que é fantasticamente executado pelos AM ao longo dos anos”.
Terminada a cerimónia, começaram os torneios de futebol e voleibol de praia – nos próximos sábados, haverá canoagem, orientação e atletismo, com equipas seniores masculinas, femininas e infantis – e os mais pequenos puderam desfrutar das várias diversões colocadas no areal: piscinas, insufláveis, escorregas e baloiços. À habitual parede de escalada juntou-se a tenda da Ética, com várias atividades para pais e filhos, e a tenda da Águas de Barcelos, que volta a associar-se aos Jogos do Rio, com ações educativas a acontecer ao longo dos quatro sábados dos Jogos do Rio.
Atividades não faltaram ao longo da tarde. Responsável pela escola de infantes e cadetes dos BV Barcelinhos, o chefe Figueiredo, juntamente com os formandos, deu ensinamentos sobre suporte básico de vida, posição lateral de segurança e desobstrução da via aérea.
A colaboração com outras entidades, grupos e associações é uma caraterística dos AM e, sábado, o instrutor Hector, do Máximo Gym, deu uma animada aula de zumba. Ao longo da tarde, foram também sorteados vários prémios.
No próximo sábado, haverá aula de maxi jump, pelo Máximo Gym e a possibilidade de participar no atelier de olaria, com o artesão Fernando Pereira, bem como nos jogos da ética e ambientais.
“O mar começa aqui”
Os Jogos do Rio são sinónimo de desporto e lazer, mas também têm uma forte componente ambiental, caraterística bem expressa no mural que a professora Maria José Machado fez e que ficará exposto durante toda a iniciativa na parede de escalada. Com o auxílio de cordas em tecido, Maria José Machado construiu uma onda e colocou, numa das extremidades, lixo, recolhido pelos AM nas ações de limpeza feitas no areal de Barcelinhos. “A frase – o mar começa aqui – pretende alertar para a importância de reciclar e colocar o lixo no sítio certo, porque tudo o que deitamos para o chão vai inevitavelmente parar ao mar. É uma chamada de alerta e um incentivo à mudança de comportamentos. Foi com muito gosto que aceitei o convite do José Gonçalves [vice-Presidente dos AM para o Ambiente] para fazer esta instalação”, explicou Maria José Machado.
Resultados dos torneios
Futebol em Seniores Masculinos
Fairplay 0 – 4 Fórum Jovem
McDonalds Team 3 – 4 Kaos Barcelense
CrossFit 3 – 4 Tikitaka
Juventude da Pousa 7 – 0 SOPRO
Fairplay 3 – 0 Juventude da Pousa
CrossFit Barcelos 1 – 2 Pedro Barbosa e os Outros
Profitecla 1 – 1 McDonalds Team
Tikitaka 4 – 3 Pedro Barbosa e os Outros
Futebol em Seniores Femininos
Profitecla 1 – 13 Joker
CrossFit Barcelos 1 – 8 Os Académicos
Futebol em Infantis
Juventude da Pousa 2 – 4 AD Carreira
Voleibol em Seniores Masculinos
CrossFit Barcelos 19 – 25 Tikitaka
McDonalds Team 25 – 20 Kaos Barcelense
CrossFit Barcelos 18 – 25 Pedro Barbosa e os Outros
Fairplay 9 – 25 Juventude da Pousa
Juventude da Pousa 25 – 12 SOPRO
Fairplay 19 – 25 Fórum Jovem
Fórum Jovem 25 – 10 SOPRO
Voleibol em Seniores Femininos
CrossFit Barcelos 1 – 25 Laranjinhas
Laranjinhas 22 – 25 Os Académicos
CrossFit Barcelos 3 – 25 Os Académicos
O que tu quiseres 25 – 7 Profitecla
Profitecla 5 – 25 Joker
O que tu quiseres 25 – 23 Joker