No dia 22 de novembro, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, os Amigos da Montanha voltam ao terreno para uma ação de voluntariado ambiental dedicada ao controlo da espécie invasora Hakea sericea na Serra d’Arga, contribuindo para devolver espaço à floresta nativa.
A iniciativa enquadra-se no programa BiodiverCidade da associação de Barcelinhos, que promove ações de conservação da natureza, educação ambiental e cooperação com empresas e comunidade.
A ação tem a colaboração dos parceiros técnicos CIBIO-Biopolis (Universidade do Porto), centro de referência na área da biodiversidade, e da ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, que desde 2016 trabalha na Serra d’Arga na proteção do lobo e dos seus habitats.
Esta é uma oportunidade para agir pela floresta autóctone, contactar diretamente com a natureza e contribuir para a preservação de um território essencial para o lobo-ibérico. Cada voluntário faz a diferença e, neste momento, contamos já com a inscrição de mais de meia centena de pessoas.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email ambiente@amigosdamontanha.com.
O ponto de encontro será em Arga de São João (Serra d’Arga), às 9h30, com início das atividades às 10h00, seguindo-se um almoço convívio e encerramento previsto para as 16h00.