QUERO SER SÓCIO

Formalizada equipa de atletismo Amigos da Montanha/Escola do Rio

Barcelos,31 dejaneiro, 2023

Protocolo entre as duas instituições foi formalizado dia 25 de janeiro, na Escola Secundária de Barcelos, na presença do presidente da Câmara Municipal. O acordo tem como fundamento dar melhores condições aos jovens para a prática do atletismo e promover, captar e dinamizar a modalidade no âmbito do Desporto Escolar.


O gosto e a promoção do atletismo, mas também de outras modalidades, fazem parte da génese das duas instituições. Por isso, chegar a um entendimento relevou-se algo natural. Assim nasceu a equipa de atletismo Amigos da Montanha/Escola do Rio, em virtude de um protocolo assinado entre os Amigos da Montanha e a Escola Secundária de Barcelos, dia 25 de janeiro, numa cerimónia que juntou atletas, treinadores, professores e encarregados de educação, todos com o objetivo de levar mais longe o atletismo, mas, acima de tudo, de criar melhores condições para jovens que sonham em correr para alcançar os seus sonhos.

O atletismo vai muito além da prática de corrida. Destaca-se pelas múltiplas disciplinas que comporta, desde barreiras, salto em altura, em comprimento e salto à vara e lançamento do peso, do dardo ou do disco. Por isso, o protocolo agora assinado vai facilitar a prática, em especial, de algumas destas disciplinas. O acordo visa a utilização das instalações da Escola do Rio, como é conhecida a Secundária de Barcelos, para treinos da equipa de atletismo, permitindo uma melhor preparação dos jovens atletas, nomeadamente em disciplinas como o salto em altura. O protocolo assenta também na premissa de promoção, captação e dinamização do atletismo no âmbito do Desporto Escolar.

“Mais um passo de futuro na vida dos Amigos da Montanha”

Presidente da direção dos Amigos da Montanha, Américo Alves destacou o trabalho que vem sendo feito pela equipa de treinadores, formada por Carlos Pereira e António Rios. “Se estamos aqui, deve-se não só aos Amigos da Montanha, mas principalmente à secção de atletismo, ao Carlos Pereira e ao Rios, os grandes impulsionadores da formação dos Amigos da Montanha, em troca de nada, com empenho, sempre com rasgo de quererem fazer”. E o trabalho começado em 2014, altura em que os AM deram o primeiro passo no caminho da formação, deu frutos, com conquistas de pódios, títulos regionais e nacionais e a chamada de atletas à seleção nacional, mas também com ganhos significativos em termos pessoais e interpessoais. Esse trabalho deverá, agora, com condições mais adequadas para o treino da modalidade, dar passos mais sólidos.

Américo Alves destacou o importante “passo de futuro na vida dos Amigos da Montanha”, agradecendo a total disponibilidade da Escola Secundária de Barcelos. “Desde a primeira hora, o diretor desta Escola, Jorge Saleiro, nos abriu as portas e fê-lo de uma forma invulgar. Perante isso, nós só tínhamos de fazer uma coisa: assumir isto como uma equipa Amigos da Montanha e Escola do Rio. Da nossa parte, é um orgulho assinar este protocolo, sinal da credibilidade do trabalho que temos desenvolvido”.

“Uma relação longa, profícua e mutuamente vantajosa”

Por sua vez, o diretor da Escola do Rio, Jorge Saleiro, destacou a relação de longa data entre as duas instituições, não só na modalidade de atletismo, mas também em tantos outros desportos:

“Através dos nossos alunos e professores do Curso Profissional de Desporto, temos prestado colaboração em inúmeras iniciativas. O reconhecimento que fazemos do contributo dos Amigos da Montanha para o Desporto em Barcelos está bem expresso no facto de ter sido proposto, desde a primeira hora e em conjunto com o IPCA e com o Centro Social Abel Varzim, como membro cooptado da comunidade local do nosso Conselho Geral. É, portanto, uma relação longa e que julgamos profícua e mutuamente vantajosa. Neste caso particular, o clube tinha falta de infraestruturas e nós tínhamos uma falta de saber fazer, por isso, julgo que é um protocolo em que todos ficam a ganhar”.

Barcelos precisa de uma pista de atletismo homologada

Presente na assinatura do protocolo esteve também o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, a quem os responsáveis pelas duas instituições recordaram a necessidade de o concelho ter uma pista de atletismo homologada, que serva os atletas dos AM, mas também todos os demais que queiram praticar atletismo.

Na sua intervenção, Mário Constantino respondeu aos anseios de Jorge Saleiro e Américo Alves, dizendo que também “é um dos desígnios” do Município avançar com a criação de uma pista de atletismo certificada. “Este protocolo reúne duas dimensões muito importantes: otimização dos espaços desportivos que existem no concelho e aproveitamento da experiência e competência do trabalho desenvolvido pelos Amigos da Montanha para que, em conjunto, possam fazer o fomento desportivo acontecer e os jovens possam praticar desporto aqui em Barcelos”, começou por afirmar o autarca de Barcelos, destacando, ainda, o exemplo de duas instituições “disponíveis e empenhadas em dar condições para que os jovens possam ter uma prática desportiva de qualidade e com melhores condições”.

A rematar, o treinador Carlos Pereira, dinamizador e um apaixonado pela modalidade, destacou o trabalho que tem sido feito ao longo de quase uma década, com a conquista de medalhas, superação de recordes ou a chamada de atletas à seleção nacional, mas, acima de tudo, a formação de jovens sadios. “O nosso objetivo é aumentar o número de atletas e, a partir do momento em que a Escola do Rio nos abriu as portas, as condições melhoraram. Temos um espaço fechado, um pavilhão que nos permite treinar saltos em altura, mas falta um espaço para os lançamentos longos, de dardo, disco e martelo”, frisou Carlos Pereira.

O atletismo foi a primeira modalidade de formação praticada nos Amigos da Montanha. A modalidade iniciou em 2014 para dar expressão a um desejo antigo, o de juntar a formação às várias atividades que a Associação já desenvolvia. Um desejo que se materializou com o atletismo, mas que hoje já conta também com equipas de natação, orientação e canoagem, numa clara demonstração da preocupação que os AM têm com o desporto, mas também com a natureza, o ambiente e a formação integral de jovens. Trata-se de uma formação que hoje é acompanhada por equipas técnicas credenciadas, capazes de transmitir os mais significativos valores associados ao desporto: formação, superação, inclusão, aprendizagem, sacrifício, coragem, comunidade, respeito, camaradagem e fair-play.