QUERO SER SÓCIO

Palestra sobre o Olimpismo: Símbolos e valores olímpicos

Barcelos,18 dejaneiro, 2024

Em parceria com a Associação dos Amigos da Montanha, e integrado no Plano da Ética no Desporto e no Plano da Educação Olímpica, foi organizada esta palestra com o intuito de abordar o tema do Olimpismo: Valores e Símbolos Olímpicos” .
A Biblioteca António Ferraz da Escola Secundária de Barcelinhos contou com a presença do vice-campeão olímpico de canoagem Emanuel Silva, o barcelense estudante de Estudos Olímpicos, Eduardo Coelho e o representante do Comité Olímpico Português, Joaquim Videira.
A palestra começou com uma definição de olimpismo que está presente na carta olímpica e que refere que “o Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e equilibra as qualidades do corpo, da vontade e da mente. Ao unir o desporto à cultura, procura criar um modo de vida baseado na alegria do esforço, no valor educativo do bom exemplo, na responsabilidade social e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais”.
Eduardo Coelho, licenciado em Ciências do Desporto pela UTAD, estudante de Mestrado em Alto Rendimento na FADEUP e com uma experiência desportiva, associativa e de treinador na Associação dos Amigos da Montanha, partilhou o seu percurso de vida onde o Desporto e o significado de Olimpismo esteve sempre presente, tendo-o levado ao mestrado em Estudos Olímpicos que está a realizar em Olímpia, na Grécia.
Joaquim Videira, ex-atleta olímpico da esgrima e a representar o Comité Olímpico Português, apresentou a missão, os valores e os símbolos olímpicos e a sua importância na história e na sociedade. Nesta mensagem, destacamos a importância de os valores Amizade, Excelência e Respeito, estarem sempre presentes no desporto e na vida.
O atleta Emanuel Silva, apresentou um pouco do seu percurso enquanto atleta, em que marcou presença em cinco Jogos Olímpicos e onde conseguiu obter uma medalha de prata em 20212, em k2 1000metros, com o atleta Fernando Pimenta. Nesta partilha, referiu a importância de definir objetivos a curto, médio e longo prazo, de lutar por estes de forma focada, com os valores olímpicos sempre presentes.
Infelizmente, o atleta Emanuel Silva não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris em K4, estando neste momento a preparar o “Plano B”, para a sua carreira.
Para os alunos, foi uma excelente oportunidade de conhecer e compreender o dia a dia de um atleta olímpico, a forma como prepara um ciclo olímpico e como podem vivenciar o olimpismo no dia-a-dia.